• Associação de Deficientes Visuais promove noite de caldos para angariar fundos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2016 19:00

    A Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiência Visual de Petrópolis está promovendo uma noite de caldos no próximo sábado no restaurante da Igreja Matriz de Cascatinha. O ingresso custa R$ 15 e o convidado tem direito a cinco caldos e também ao angu à baiana. O dinheiro arrecadado na ocasião, será usado para uma viagem para a cidade mineira Caxambu, onde o Coral da Associação, Enxergar além do olhar, vai se apresentar no Festival Canta Brasil, nos dias 19, 20 e 21 de agosto. Ao todo, 20 pessoas fazem parte do grupo e, para a viagem, precisam levar pelo menos um acompanhante. Os gastos com ônibus, hotel e estadia chegam a R$ 12 mil. 

    Segundo Márcio Antônio da Rosa, de 54 anos, presidente da entidade, a associação foi criada em 2007, com o objetivo de resgatar os deficientes visuais para as atividades do dia a dia. Ele contou que passou a não enxergar aos 40 anos, após sofrer uma pancada na cabeça que provocou o deslocamento da retina. Desde então foi preciso se adaptar. Márcio contou que a primeira dificuldade é aceitar que perdeu a visão. “Esta é a primeira barreira a ser vencida”, disse. Passada essa fase, ele disse que em seguida é preciso lidar com orientação e mobilidade. Catorze anos após a perda da visão, ele disse que, atualmente, lava, passa e cozinha, por exemplo. “São coisas que eu já fazia antes, mas que precisei adaptar e fui desenvolvendo com o tempo. Ao longo da vida, vamos adquirindo outras experiências”, afirmou. 

    Com relação ao coral, ele disse que o grupo retomou os ensaios em março desse ano. Composto por 20 integrantes, divididos entre homens e mulheres, com idade entre 18 e 56 anos, eles se reúnem uma vez por semana, na Casa da Cidadania, na Rua Souza Franco. Para Márcio, a música ajuda a aguçar a audição, além de aumentar a sensibilidade, o que ajuda muito no dia a dia. “Também é importante para o resgate da autoestima e nos traz momentos de prazer”, comentou. 

    Quem quiser ajudar a associação pode entrar em contato pelos números de telefone: (24) 2246-1273/ (24) 98857-1764 ou (24) 98842-3869. Pode ainda depositar qualquer quantia a fim de contribuir com a participação do coral no festival de Caxambu, fazendo o depósito na conta 84645-7, agência 0080, do Banco do Brasil. 

    Últimas