Associação da Rua Teresa quer reurbanização da via para atrair mais visitantes no pós-pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/10/2020 18:45

    A Associação da Rua Teresa (ARTE) recebeu nesta sexta (2) a visita do Deputado Federal Paulo Ganime (NOVO/RJ). No encontro os empresários apresentaram ideias de um projeto de reurbanização da Rua Teresa, em Petrópolis/RJ, na expectativa de que o parlamentar pudesse viabilizar a realização das obras, via emenda.

    Leia também: Prefeitura autoriza reabertura de pontos turísticos a partir de 8 de outubro

    “Nós precisamos que a Rua Teresa receba atenção dos governos. Sozinho o empresariado não consegue viabilizar o custeio de uma obra desse porte, por isso é importante estreitar laços para que a Rua receba os cuidados que merece”, explica Nelson Baptista, empresário e representante da ARTE no encontro.

    A reurbanização da Rua Teresa é um desejo antigo dos empresários do polo de moda. O projeto deve contemplar quatro pontos importantes: o enterramento dos cabos de energia elétrica, internet e telefonia; um novo traçado da Rua criando ilhas de convivência ao longo da via; a instalação de mobiliário urbano, banheiros e soluções de acessibilidade; e a padronização dos espaços destinados aos vendedores ambulantes, com design contemporâneo e valorização da gastronomia local.

    “A Rua Teresa precisa de uma cara nova para atrair mais visitantes e proporcionar aos clientes uma experiência de compras agradável. Nós somos um polo econômico importante para o município, geramos cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, 52% dos estabelecimentos comerciais do centro estão aqui e somos responsáveis por 14% do PIB municipal”, reforça Nelson.

    Durante o encontro os empresários relataram as ações promovidas pela ARTE no início da pandemia, quando os estabelecimentos tiveram que ficar de portas fechadas. Além de migrarem para produção de EPI’s, incluindo máscaras de proteção, houve distribuição de cestas de alimentos.

    “A pandemia de Covid-19 nos fez fechar as portas, mas não o coração. Fomos solidários e doamos mais de 14 toneladas de alimentos para famílias que estavam em vulnerabilidade social causada, justamente, pela falta de empregos ou redução de renda. Mantivemos nossas lojas e os empregos, mesmo sem qualquer apoio dos governos, porque entendemos nosso papel na economia da cidade. Acredito, agora, que deveríamos receber mais atenção para nossas necessidades”, cobra Rodolpho Kaizer, empresário da Rua Teresa.

    O Deputado Federal Paulo Ganime (NOVO/RJ) estava com agenda em Petrópolis/RJ e decidiu se reunir com os empresários para ouvir as demandas para a Rua Teresa. Ele reconheceu a importância da Rua na região e se mostrou disposto a conseguir as verbas necessárias para colocar em prática um projeto de reurbanização do espaço.

    “De fato a Rua Teresa tem um papel fundamental na economia local e existem maneiras de viabilizar a conclusão do projeto. Com o planejamento em mãos e sabendo o quanto essa intervenção é necessária para o crescimento do polo e, claro do município, me comprometo a ajudar no que for preciso”, disse o deputado. 

    Participaram do encontro, ainda, o chefe de gabinete do deputado, Bruno Balla, o assessor de coordenação política, Renato Carvalho, a presidente do diretório regional do partido NOVO/RJ em Petrópolis, Ana Paula Velasques, os candidatos a vereador, Silvia Guedon e Alexsander Silva (ambos do NOVO/RJ) e Stephannie Lopes da comunicação social do deputado.

    Últimas