Assistência faz mudanças no NIS para aumentar vagas para pessoas em situação de rua
A Secretaria de Assistência Social anunciou mudanças nos alojamentos no Núcleo de Integração Social (NIS), que fica no Alto da Serra e atende pessoas em situação de rua. A preocupação é, em tempo de pandemia, abrir mais vagas para o pernoite. Isso porque neste período de frio o movimento aumenta no local.
Parte do repasse emergencial de R$ 2.009.700,00 destinado pelo Ministério da Cidadania será usado para transformar o espaço onde, hoje, estão as tendas da Defesa Civil em alojamentos individuais. Ao todo serão 26 alojamentos. Com isso, a capacidade do NIS será ampliada de 73 para 84 vagas. Desde o início da pandemia, o núcleo já vinha adotando medidas especiais para proteger as pessoas em situação de rua da doença.
Leia também: Solidariedade mantém doentes conectados a amigos e familiares em meio a pandemia
“As pessoas chegam aqui através do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e também das abordagens sociais, que aumentaram neste período. Este é um local para o pernoite. Estamos aumentando a capacidade do NIS com dignidade, com limpeza, com higiene. Cada pessoa vai ficar em um alojamento individual pra evitar o contato próximo com os outros usuários”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.
A previsão é de que os novos alojamentos fiquem prontos em até um mês, mas, antes disso, todos os que já funcionam atualmente foram adequados de forma a atender as recomendações do Ministério da Saúde. Os usuários que chegam ao NIS passam pela checagem na enfermaria e recebem máscaras e orientações de higiene para prevenir o coronavírus. Uma enfermeira faz o trabalho de checagem dos sintomas da covid-19 duas vezes por dia. A alimentação também passou por mudanças no local: além de as refeições serem distribuídas em material descartável, o café da manhã agora é consumido no pátio e, no almoço e no jantar, há limite de pessoas por vez no refeitório.
A entrada no NIS vai das 19h30 às 21h, com lanche das 20h30 às 21h15 e café da manhã das 6h30 às 7h.