• As mulheres do esporte petropolitano (incluo as dos bastidores também!)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/03/2023 09:48
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    A importância da mulher no contexto esportivo é óbvia: demonstram, a cada dia, que ocupam o lugar que elas querem, do jeito que querem e da forma que querem. E podem fazer isso porque têm competência o bastante para fazer o que desejarem, se realizarem no esporte de todo o modo. Neste 8 de março, é fundamental prestar todas as homenagens possíveis às mulheres pelo seu dia, uma conquista inigualável, justa e importantíssima para a sociedade em geral.

    No esporte de Petrópolis, gostaria de mencionar todos os nomes que impulsionam não apenas o esporte em si, mas a promoção da saúde física e mental tão necessária nesse mundo pós-pandemia. O papel delas nesse metaverso em que vivemos é tudo que necessitamos para superar um passado recente bem ruim e projetarmos um futuro bem melhor. Minhas reverências às que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento do desporto não apenas na condição de atleta ou técnica, mas de esposa, filha, neta, mãe, tia, amiga, sobrinha… Todas são essenciais para que consigamos bons resultados!

    Legado do handebol mantido vivo através do Cascatinha

    Vice-campeão municipal de handebol feminino e campeão no masculino, o Cascatinha abraçou o trabalho dos atletas petropolitanos, sendo que vários deles pertencem a geração formada pelo treinador Marco Tenente, falecido na década passada. Tenente era uma referência no esporte, tanto como atleta que jogou pelo Radar, a técnico de alguns clubes petropolitanos.

    Cascatinha fez questão de abraçar o trabalho de handebol, iniciado há décadas por Marco Tenente.
    Foto: Ari Gomes

    E por falar em handebol, a temporada municipal deve começar em junho

    Com calendário apresentado aos clubes, a Liga Petropolitana de Desportos espera realizar os campeonatos municipais de handebol para o mês de junho. A expectativa é a de que nas duas modalidades tenham de quatro a cinco equipes cada. O sucesso do certame de 2022, que terminou no domingo passado, animou bastante os dirigentes a incrementarem a modalidade na entidade.

    Desafio de Gigantes traz maiores talentos do mountain bike e disputa por vaga olímpica

    Começa nesta sexta-feira, no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava, o Desafio de Gigantes de mountain bike, prova que faz parte do calendário nacional e conta pontos para o ranking da União Ciclística Internacional. A expectativa é a de que boa parte dos atletas chegue nesta quarta-feira e lote o distrito petropolitano.

    Desafio de Gigantes traz maiores talentos do mountain bike e disputa por vaga olímpica 2

    Em Petrópolis, depois de vencer a Copa Brasil de Mountain Bike, na cidade de Lavras, em Minas Gerais, o petropolitano Henrique Avancini já retomou seus trabalhos para o Desafio de Gigantes, prova trazida para cá graças ao prestígio que possui no mundo do ciclismo. Hoje estão previstos treinos com a sua equipe, que tem atletas querendo disputar os Jogos Paris 2024.

    Desafio de Gigantes traz maiores talentos do mountain bike e disputa por vaga olímpica 3

    Sobre Henrique Avancini, ele falou sobre a vitória em Lavras, MG. “Muito importante conquistar essas primeiras vitórias na temporada. Acho que isso traz uma sensação de recompensa para todo o time, todo mundo que vem me acompanhando nesse novo projeto, que vem colocando muito empenho, muita energia, esforço, e é sempre importante recompensar o time, compartilhar esses momentos de conquistas com todos os envolvidos”, comemora,

    Petrópolis FC traz reforços de Rondônia

    O Petrópolis FC anunciou a chegada de reforços vindos de Rondônia, uma ação realizada pelo clube petropolitano em um intercâmbio acertado no ano passado com o AEGA Sports. Dirigentes do clube-empresa foram a Rondônia e visitaram uma escolinha de futebol, em Guajará-Mirim, além da Arena Elsinho (Escola do jogador de futebol Elsinho), em Porto Velho.

    Atletas de Rondônia chegam para reforçar a base do Petrópolis FC
    Foto: Divulgação

    Vera Cruz recebe visita de olheiro do Internacional, do Rio Grande do Sul

    O Vera Cruz começou a entrar no radar de olheiros de grandes clubes do futebol brasileiro. Na última segunda-feira, o clube recebeu Gilberto Monteiro, do clube colorado gaúcho, que conheceu a estrutura do azul e branco, no bairro Moinho Preto. Gilberto observou também os garotos da base do Vera, nas idades entre 14 e 18 anos.

    Mesquita será primeiro adversário do Vera Cruz no Estadual da Série C

    No conselho arbitral do Campeonato Estadual da Série C, realizado na última segunda-feira, os principais detalhes sobre a competição foram divulgados. No encontro, acontecido na sede da Federação de Futebol do Rio, foi divulgada a tabela da primeira rodada e o Vera Cruz vai estrear contra o Mesquita, no dia 11 de maio, em Petrópolis.

    Bom momento do Vasco impulsiona venda de ingressos para jogo de domingo

    A vitória do Vasco sobre o Flamengo e sua consequente evolução impulsionam a venda de ingressos para a partida de futebol veterana, que está marcada para o dia 16, às 10h, no estádio Atílio Marotti, e envolverá o clube cruzmaltino contra o Máster Petrópolis. A opinião é de Leonardo Kronemberger, um dos organizadores do evento. Segundo ele, os torcedores vascaínos de Petrópolis vivem grande euforia com o time comandado por Maurício Barbieri e isso ajuda na promoção do duelo.

    Bom momento do Vasco impulsiona venda de ingressos para jogo de domingo 2

    Sobre a partida festiva do próximo dia 16, no estádio que pertence ao Serrano, até o momento estão confirmados 11 jogadores veteranos do Vasco no amistoso. No gol, a segurança de Carlos Germano está assegurada para o duelo. Os demais acertados são Jonilson, Odvan, Mauro Galvão, Luizinho, Marciel, Fabrício Carvalho, Valber, Sorato, William e Jean.

    Atletas do Magnólia foram destaques na Copa Rio de Tetratlo Moderno

    Os atletas do Magnólia fizeram bonito no último fim de semana na Copa Rio de Tetratlo Moderno, acontecido na Universidade Castelo Branco, na capital fluminense. Marcela Melo, por exemplo, faturou a medalha de ouro na categoria sênior, fazendo dobradinha com Sthephany Saraiva e Isabela Abreu; já no masculino, o destaque ficou com Matheus Nobre, na categoria sênior ao lado de Victor Acioly e Rômulo Bandeira, respectivamente segundo e terceiro colocados.

    Mello e Sthephany brilharam pelo Magnólia na Copa Rio.
    Foto: Divulgação

    E o Campeonato Nacional de esgrima terá competidores do Verdão do Bingen

    Neste fim de semana, em Curitiba, vai acontecer o Campeonato nacional de esgrima e alguns dos melhores do país estarão na disputa pelo título e, claro, de olho no ranking que vai apontar os representantes brasileiros nos Jogos Paris 2024. Magnólia terá seus representantes no evento: William Moinhos (espada sênior) e Miguel Gifoni (espada juvenil e sénior).

    Atletas do Magnólia foram destaques na Copa Rio de Tetratlo Moderno 2

    O sucesso alcançado pelo Magnólia não ficou restrito apenas à categoria senior. Outros competidores do clube também mostraram muita competência na Copa Rio, como Nicholas Medeiros, que faturou o título no junior, com Andrey Mariano aparecendo em segundo lugar. E na versão feminina, Maria Eduarda Costa ficou com o lugar mais alto do pódio no feminino. O técnico e coordenador do clube, Guilherme Giffoni, aprovou com louvor o desempenho de seus comandados no evento.

    Corrêas treina e aguarda definição sobre início do Carioca de futsal adulto

    Campeão do Supercampeonato Carioca e Carioca, o Corrêas iniciou os treinamentos para buscar o bicampeonato de futsal adulto. Pelo menos duas vezes por semana os jogadores realizam aprontos no ginásio Belmiro José Sant’Anna, em Corrêas, e já com o comando do treinador Bahia, que substituiu Vítor Machado no início do ano.

    Equipe de atletismo local possui quase a metade de corredores com índice nacional

    Dos 22 corredores de provas oficiais, a chamada Elite A, a equipe EloAtle bate no peito com orgulho por possuir 10 dos 22 deles com índice nacional. Ao divulgar o planejamento do time de atletismo para 2023, o responsável pelo grupo, José Cícero Eloy, afirmou que entre as provas que todos estarão presentes estão Haf Marathon Elite, Golden Four Rio e a Maratona e Meia Adidas do Rio.

    José Eloy comanda a EloAtle e quer vitórias em Petrópolis e Rio de Janeiro.
    Foto: Divulgação

    Xadrez movimenta o sábado dos petropolitanos, no Hipershopping

    Neste sábado, o Torneio Inauguração abre a temporada do xadrez em Petrópolis. O evento, que será no Hipershopping, no Alto da Serra, teve todas as inscrições para a disputa encerradas; dias depois, mais exatamente no dia 14, vai começar o Memorial José Sanches 2023, e as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo número (24) 98149-8473.

    Mais de 200 prestigiaram abertura de novo espaço de tênis no Petropolitano

    O Édler Team Academy abriu recentemente a nova quadra coberta do Petropolitano, um espaço moderno que será capaz de atrair competições ao longo dos próximos anos. Na inauguração, mais de 200 pessoas prestigiaram o evento que teve partidas de tênis, claro, e o anúncio dos planos do treinador Betinho Édler para os próximos meses.

    Novo espaço de tênis no Petropolitano abrigará competições.
    Foto: Divulgação

    Últimas