As maravilhas da berinjela
A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de sementeira sob abrigo, no hemisfério norte, é de janeiro a março. A de plantação, de meados de março (ou após as ultimas geada) a julho.
A época de sementeira directa é em março e abril. Em regiões de clima quente, o ano todo.Segundo alguns historiadores,[quem?] seu cultivo começou como planta ornamental, na Índia, há cerca de 4000 anos, tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, que eram e são grandes apreciadores desse fruto.
Pode ser usada no preparo de pratos como o cuscuz, o suflê, a Mussaca, torta, salada, recheada, entre outras várias formas na cozinha. Também é muito boa para fazer lasanha. Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico.
Com a berinjela, é possível se fazer tortas de sabor agradável. Se guardada dentro do frigorífico, num saco plástico, dura de uma a duas semanas. Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente. Uma boa maneira de aproveitar todas as suas propriedades sem sentir o sabor amargo do fruto é cortá-lo em cubos e misturá- lo ainda cru ao alimento, no momento da refeição.
Almôndegas de berinjela
As almôndegas de berinjela são feitas com polpa de berinjela assada e combinada com outros ingredientes. São uma comida ideal como petisco ou como antepasto. É também uma ótima alternativa vegetariana, muito apetitosa e saborosa.
INGREDIENTES:
– 800g de berinjelas
– 2 ovos
– 120 g de parmesão (ou queijo pecorino)
– 120 g de farinha de rosca bem fina
– Alho espremido
– manjericão picado (ou cominho em pó)
– Sal
– pimenta-do-reino
-Óleo para fritar
MODO DE PREPARO:
Amasse bem com um garfo. Asse as berinjelas no forno preaquecido em 200º, inteiras e com a casca, por mais ou menos uma hora, ou até que a polpa esteja macia. (Alternativa: descasque as berinjelas, corte-as em cubinhos e cozinhe em água com um pouco de sal, mais eu as prefiro assadas no forno). Deixe as berinjelas esfriar, e descasque-as, raspando toda a polpa com uma colher e jogando fora a água.
Coloque a polpa numa tigela, amasse bem com um garfo e junte todos os ingredientes misturando bem. Para modelar melhor, unte as mãos com um pingo de óleo. Faça bolinhas do tamanho de uma noz, e passe-as na farinha de rosca. Você deverá obter cerca de 30 almôndegas. Aqueça uma frigideira grande com óleo de girassol e vá colocando as almôndegas, virando os bolinhos um a um depois uns 3 minutos. Depois que os bolinhos estiverem dourados dos dois lados, retire e descanse sobre papel absorvente. Sirva quente. Se quiser, com molho de tomate.