• As emoções e os estudos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/02/2020 14:42

    As emoções fazem parte de nós, logo, apresentam diversas faces no nosso cotidiano. Por vezes estamos mais focados, outras vezes mais distraídos, ora mais bem dispostos, ora menos, e assim por diante. Independente do caso, temos que lidar com o que sentimos e estamos em constante transformação, aprendendo mais sobre nós mesmos. 

    Na hora dos estudos esse autoconhecimento é essencial para saber reagir com sabedoria àquilo que não temos tanto controle. É necessário para saber inserir a razão nos momentos em que a emoção desestabiliza os nossos pensamentos, percepções e possivelmente apaga aquilo que temos certeza que sabemos. 

    Para ter êxito nesse processo é preciso pensar em quais são os seus pontos fracos e os seus pontos fortes, quais mecanismos você já usou em outra ocasião para driblar o nervosismo, a ansiedade e até mesmo o famoso “deu branco”. Nesse sentido, é fundamental traçar estratégias para combater as emoções que possam desestabilizar e consequentemente prejudicar na hora da avaliação para a qual você estudou. 

    Algumas dicas servem para todo mundo, como: esteja preparado, não deixe ficar a pouco tempo da data para revisar os conteúdos; estude aquilo que você ainda não assimilou, programe-se para não acumular conteúdos e no final ter que escolher o que estudar porque não dá mais tempo de estudar tudo. No dia programe-se para cumprir horários e estar cumprindo os requisitos previamente estipulados.

    Ter que lidar com imprevistos, atrasos e acabar ficando desprevenido do que se declarou ser indispensável para a avaliação é um acontecimento que pode abalar a confiança e a segurança, outrora desenvolvida. É comum que durante provas extensas e por isso cansativas, você se sinta indisposto, aéreo e que por isso não conseguirá acabar a avaliação ou sente que não está entendendo mais nada. 

    Calma, isso é normal e tem como superar. Uma dica é sempre levar água e algum alimento para suprir suas necessidades físicas sem maiores transtornos. Outra dica para superar o cansaço é se alongar: estique os braços, balance as mãos, lave o rosto caso seja preciso, isso vai ajudar muito! Já para buscar a tranquilidade quando estiver se sentindo tenso lembre-se da respiração, ela ajuda o ar a circular mais pelo corpo e oxigenar áreas importantes. Faça uma pausa, respire, relaxe o corpo quando estiver tenso. 

    Avaliações são medidores que captam o que você já sabe e o que ainda precisa saber, não é um finalizador, é um aferidor, por isso não trate avaliações como caso de vida ou morte, mas sim de autoavaliação primeiramente e de aprendizado para traçar novos objetivos, pois mesmo que na avaliação apareça um resultado positivo, não podemos “estacionar”. A busca deve ser sempre pelo crescimento.

    Últimas