• Árvore sobre a fiação, barreiras e pedras soltas representam perigo na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, via que liga Petrópolis a Teresópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/03/2023 15:08
    Por Helen Salgado

    A Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, que liga Petrópolis a Teresópolis, é conhecida por suas curvas acentuadas. No local, é comum que os motoristas presenciem ultrapassagens irregulares. Além disso, quem passa pela via precisa lidar diariamente com árvores que apresentam risco de queda, além de barreiras e pedras soltas.

    Foto: Helen Salgado

    A árvore que tem causado mais transtorno caiu no feriado de Carnaval e fica localizada entre o bairro Madame Machado e o Vale do Cuiabá. De grande porte, ela já fez estragos na fiação de luz. Na ocasião, moradores e comerciantes do Vale do Cuiabá e Boa Esperança ficaram dias sem energia elétrica. A fiação foi consertada, mas parte da árvore ficou no local sustentada por uma barreira que, em caso de chuvas fortes, pode ceder.

    Foto: Helen Salgado

    Leia também: Queda de árvore deixa moradores do Cuiabá e Boa Esperança sem energia elétrica; comerciantes começam a ter prejuízo

    “É muita insegurança porque chove um pouco, começa a ventar e a gente já fica preocupado se vai conseguir ir embora depois ou se vai conseguir vir trabalhar.”, relata Leandro Mello, proprietário de uma loja na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues.

    Foto: Helen Salgado

    Ele também lembra que nessa via passam muitos ônibus e vans escolares que carregam alunos para as diversas escolas próximas à região. A falta de manutenções da empresa responsável, nesse caso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é preocupante.

    Foto: Helen Salgado

    “A gente fica muito indignado, porque a gente tem que pagar os nossos impostos em dia, é IPVA de carro, é IPTU, as contas, principalmente, de janeiro chegam todas, mas na hora da gente exigir o serviço, eles tiram o corpo fora.”, desabafa.

    Para Leandro, falta fiscalização na região. Ele ainda cita dos problemas enfrentados no Centro Histórico e lembra que, em 2011, o Vale do Cuiabá enfrentou também uma tragédia.

    Os problemas também chegam próximo à Itaipava, no número 815, há árvores sustentadas pela fiação elétrica e diversas barreiras próximo à via, além de pedras que estão soltas.

    Procurado, o DNIT informou que as equipes responsáveis pelos serviços de conservação e limpeza da BR-495/RJ – que liga as cidades de Itaipava e Teresópolis – estão atendendo imediatamente ocorrências que possam prejudicar a segurança e trafegabilidade da rodovia. A Autarquia ressalta que os técnicos estiveram no local e a via já está totalmente desimpedida.

    Últimas