• Arthur Elias chama Cristiane em primeira convocação no comando da seleção feminina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/09/2023 16:40
    Por Estadão

    Poucos minutos após ser confirmado como o novo técnico da seleção brasileira feminina de futebol, o técnico Arthur Elias já anunciou sua primeira lista de convocadas nesta sexta-feira. O grande destaque da relação é a atacante Cristiane, preterida pela técnica Pia Sundhage, antecessora de Elias, para a Copa do Mundo deste ano.

    Aos 38 anos, a experiente atacante voltou a ser chamada para defender a seleção após dois anos. Ela havia perdido espaço na seleção na gestão de Pia, contratada pela CBF para modernizar a equipe e liderar a seleção nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e na Copa da Austrália e da Nova Zelândia, no mês passado.

    O Brasil, contudo, não teve sucesso nas duas grandes competições. No Mundial, sofreu sua maior decepção, com a queda ainda na fase de grupos. Semanas após a dura eliminação, a CBF anunciou a demissão de Pia Sundhage. Com a saída da treinadora, a atacante do Santos voltou a ganhar uma chance na equipe brasileira.

    No total, Arthur Elias chamou 30 jogadoras para a Data Fifa deste mês, a primeira após a Copa, finalizada no dia 20 de agosto. A seleção, contudo, não terá adversários para disputar amistosos em setembro. E o treinador vai aproveitar a data para comandar treinos com o grupo na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

    Em sua primeira entrevista coletiva como técnico da seleção, ele minimizou a ausência de rivais neste mês. “Em relação à Data Fifa, isso não me atrapalha em nada. Vamos tentar ter adversários fortes para as próximas Datas Fifa, mas em relação a essa eu estou satisfeito em ter as jogadoras treinando, é um grupo grande inicial e vamos precisar de mais tempo de treinamento”, declarou.

    Com contrato até a Copa do Mundo de 2027, o novo treinador terá como sua primeira grande missão comandar a equipe na Olimpíada de Paris-2024. A seleção brasileira já está classificada para disputar a competição, em julho do próximo ano.

    Confira a primeira lista de convocadas do técnico Arthur Elias:

    Goleiras: Letícia (Corinthians), Luciana (Ferroviária), Camila (Santos) e Kemelli (Corinthians);

    Laterais: Tamires (Corinthians), Yasmin (Corinthians), Katy (Corinthians) e Bruninha (Gotham FC);

    Zagueiras: Rafaelle (Orlando Pride), Tainara (Bayern de Munique), Kathellen (Real Madrid) e Antônia (Levante);

    Meio-campistas: Ary Borges (Racing Louisville), Luana (Corinthians), Duda (Corinthians), Angelina (OL Reign), Ana Vitória (Paris Saint-Germain) e Brena (Santos);

    Atacantes: Kerolin (North Carolina Courage), Debinha (Kansas City), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Manchester United), Nycole (Benfica), Gabi Portilho (Corinthians), Jheniffer (Corinthians), Eudimila (Ferroviária), Amanda (Palmeiras), Adriana (Orlando Pride), Marta (Orlando Pride) e Cristiane (Santos).

    Últimas