• Artesanato de Araras e região reunido em espaço coletivo de criação e venda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/12/2021 16:08
    Por Jussara Madeira

    Há quase 14 anos que um grupo de mulheres, senhoras moradoras de Araras, se reúnem para crochetar e fazer do artesanato uma segunda fonte de renda. A formação do grupo foi o início de uma rede de parcerias para a produção individual e coletiva de artesãos e artistas plásticos da região. As peças exclusivas podem ser encontradas na loja Fefafez e Parceiros, um ateliê, showroom e galeria de artes localizado no Centrinho de Araras sob a curadoria da designer e Artesã Fefa.

    A marca FefaFez surgiu em 1995, quando a então bailarina e hoje designer e artesã iniciou seus trabalhos manuais como um hobby entre suas turnês e ensaios. Ao mudar-se para Araras e abrir seu ateliê, Fefa começou a conhecer algumas mulheres que faziam crochê mas que não conseguiam vender seus produtos. “Eram trabalhos que tinham pouca procura pois já eram mais utilizados como capa de liquidificador, por exemplo”, contou. A designer resolveu então reunir o grupo de mulheres locais para orientar na criação de peças exclusivas, tanto de decoração como de uso. São cachepôs, porta copos, cestos, bonecos e uma infinidade de peças feitas à mão com todo um diferencial que reúne exclusividade e beleza.

    Fefa (foto) criou um grupo de mulheres para orientar na criação de peças exclusivas, tanto de decoração como de uso.
    Foto – Divulgação

    “No início nós nos encontrávamos em uma salinha da Escola Estadual de Araras. Ali comecei a conhecer o trabalho delas e propor algumas coisas”, contou. Atualmente, o grupo As Meninas do Crochê é formado por oito senhoras, com idades entre 55 e 80 anos. Durante a pandemia, elas estiveram afastadas, mas estão voltando a produzir agora que estão vacinadas.

    Em 2010, Fefa, juntamente com o marido, o marceneiro Ralph Schönfelder, da marca Schönhaus de madeira e ferro, resolveu abrir o espaço em Araras para funcionar como ateliê e para colocar suas peças, a do marido e das Meninas do Crochê à venda. Logo, o espaço começou a ser procurado por outros artesãos e artistas plásticos da região, que foram surgindo para mostrar seus trabalhos.

    O espaço passou então a ser um local de várias parcerias e hoje, é uma verdadeira rede de artesãos e artistas que produzem individualmente e coletivamente. “Ao abrir o espaço, resolvemos então a convidar outros parceiros e passamos a conhecer e selecionar os produtos que fariam parte deste mix de peças. A partir dessa proposta, o leque se abriu e além dos trabalhos de cada um, foram se formando afinidades, o que resultou em vários produtos que passaram a existir a partir desta união, que é a riqueza dessa formação de trabalho em rede. Por exemplo, um faz a base do abajour e outro faz a cúpula. Assim um enriquece o trabalho do outro e surgem peças que só existem por causa dessa união ”, explicou a designer.

    A parceria entre os artesãos na produção é um diferencial dos produtos.
    Foto – Divulgação

    Assim surgiu a FefaFez e Parceiros, que já reúne em torno de 40 parceiros. Além das peças das Meninas do Crochê, participam do grupo Marcia Limmanii (cerâmica), Teresa Oliveira (bordados), Orgânica Moda Ecológica, Schönhaus (madeira e ferro), René Amaral (papier maché), Simone Coimbra (pintura em seda), Oséias Simone (arte em lata), entre outros.

    Desde abril de 2010, a marca vem crescendo e além da loja física em Araras, as peças podem ser encontradas na loja Colabora, em Niterói e na internet, na loja própria www.fefafez.com.br e no Portal Elo 7.

    Últimas