Armário cápsula: criatividade e economia na hora de se vestir
Pesquisa feita pelo site americano de varejo de roupas usadas ThredUp, junto à GlobalData, diz que caminhamos para, em 2028, termos 13% dos nossos armários, closets e guarda-roupas feitos de peças de segunda mão. Estima-se que, hoje, elas representam 6%. Em 2008, eram apenas 3%. O levantamento mostra ainda que, em 2033, essas mesmas peças podem compor 1/3 do figurino de uma pessoa.
É pensando em ter um armário com poucos e essenciais itens que um número cada vez maior de pessoas está se adaptando e criando um armário cápsula, como diz a consultora de moda Karina Moura. "O armário cápsula consiste na técnica de escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um determinado tempo. Em um guarda-roupa lotado, no dia a dia, fica difícil visualizar e decidir o que vestir. Com essa técnica, a dificuldade na hora de escolher um look vai diminuir consideravelmente, além de contribuir para a sustentabilidade, já que estamos na era do consumismo", diz Karina.
A consultora de moda Karina Moura (na foto, à esquerda) sugere que o armário cápsula contenha 50 peças – o que inclui roupas, sapatos e acessórios. Foto: Elaine Vieira
Para montar um armário cápsula, a consultora aconselha a pensar no próprio estilo, na estação, e, o mais importante, nas peças que sejam confortáveis. "O armário cápsula é um exercício de autoconhecimento. Entender o estilo e, principalmente, o modo de vida que a pessoa tem é fundamental. Sugiro 50 peças, sem comprar nada, apenas criando combinações com as peças que você tem. Prefira padrões e formas clássicas. Faça escolhas básicas e versáteis e pense no que mais gosta de usar. Na paleta de cores , escolha o preto, branco, marrom, cinza ou azul marinho, que combinam com tudo. Vale lembrar que, dentro dessa quantidade, é preciso incluir roupas, sapatos e acessórios. Seu guarda-roupas cápsula deve ter peças que combinem entre si", coloca a consultora.
Um look mais clássico e outro mais despojados montados com a mesma blusa e calça. Foto: Elaine Vieira
O seu armário cápsula não precisa ter necessariamente somente cores neutras. Estampas e listras podem compor o espaço. "Depois de escolher os itens básicos, coloque as mais vibrantes, que combinem com outra peça clássica. Por exemplo, o jeans, que é mais versátil, explica a consultora.
Outro exemplo de criação de looks com peças-chave. Foto: Elaine Vieira.
Uma sugestão de Karina Moura é ter um armário para cada estação. "Não precisa refazê-lo. O ideal é complementar com algumas roupas adequadas para o clima, intercalando primavera e verão, outono e inverno", ensina a consultora, frisando que o melhor é que, com uma mesma peça, seja possível criar pelo menos três looks diferentes. "Basta ter criatividade", finaliza a consultora.
No primeiro look, uma cor mais vibrante e, no segundo, um padrão monocromático mostram a versatilidade da calça de linho. Foto: Elaine Vieira
Exemplos de peças para compor um armário cápsula
Blusas
-Camisa social clara
-Blusa larguinha
-T-shirt
-Regata
-Cardigan básico
-Camisa manga raglan
-suéter com gola V
Calças
-Jeans skinny
-Legging preta
-Calça social preta
-Shorts jeans
-Jeans flare
-Skinny colorida
Vestidos e saias
-Vestido de curto
-Vestido longo
-Vestido preto básico
-Saia bandagem preta
-Saia de cintura alta
-Saia jeans
-Saia midi
Casacos
-Jaqueta de couro
-Blazer cor neutra
-Jaqueta jeans
-Trench coat
-Colete pelo fake
Calçados
-Bota montaria
-Ankle boot de salto
-Tênis casual
-Tênis esportivo
-Sapatilha
-Scarpin preto
-Sandália de salto
-Rasteirinha
Acessórios
-Meia calça preta
-Meia calça cor de pele
-Óculos de sol
-Pashmina
-Chapéu de praia
-Relógio
-Cinto de cor neutra
-Brincos
-Cordão
Bolsas
-Bolsa grande ou média
-Bolsa de festa
-Bolsa para balada
-Shopping bag
Outros
-Biquini preto
-Langerie
-Perfume