Aprovado o reajuste salarial do comércio
Os comerciários da cidade passaram a ter ontem (1° de março) um novo salário-base. O reajuste foi negociado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Com a mudança, os funcionários passam a receber R$ 1.175,00 mensais.
Já no caso de trabalhadores que possuem um salário superior ao piso da categoria, o aumento é de 5,43%. A alteração no salário-base foi feita levando em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“É importante para o comércio como um todo, quando existe diálogo entre as duas categorias. Dessa forma, conseguimos chegar a acordos que agradam tanto aos patrões, quanto aos empregados e toda a cidade ganha com esse bom relacionamento”, disse o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.
Atualmente, o comércio petropolitano emprega cerca de 14 mil pessoas, segundo dados do Sindicato dos Comerciários. Ainda no acordo, ficou instituída a utilização de ponto eletrônico nos estabelecimentos da cidade. O diálogo entre as duas categorias já garantiu medidas importantes para os próximos anos, como a abertura facultativa das lojas em todos os feriados, com exceção do Natal (25/12), Ano Novo (01/01), Dia do Trabalhador (01/05) e Dia do Comerciário, comemorado na terceira segunda-feira do mês de outubro, além da instituição de banco de horas para as empresas com seis empregados registrados.