Após um ano de caos na União e Indústria, começam a ser estudadas alternativas para minimizar o impacto da obra
Após um ano de obras e caos na Estrada União e Indústria, começam a ser estudadas alternativas para minimizar o congestionamento provocado pelas intervenções. Entre a Avenida Barão do Rio Branco até o Trevo de Bonsucesso, onde a obra está sendo executada atualmente, foram pelo menos cinco trechos em que o trânsito ficou caótico. Em resposta a um pedido da Prefeitura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que está analisando a possibilidade de executar a obra à noite, mas que para isso precisa considerar as cláusulas do contrato da obra.
Nesta semana, a Prefeitura formalizou um pedido ao diretor geral do DNIT, Antônio Leite dos Santos Filho, para que as obras de revitalização executadas pelo órgão federal sejam realizadas no período noturno. Segundo a Prefeitura, o objetivo é tentar “minimizar os impactos que os trabalhos vêm causando no trânsito, especialmente neste momento em que alcançou o distrito de Itaipava”.
Até o mês de junho, o DNIT completou 45% do previsto na obra. Agora, as intervenções chegam na reta de Itaipava. Mas antes, passaram por pontos tão críticos quanto: Avenida Barão do Rio Branco, Carangola, Corrêas e Nogueira. A Tribuna noticiou diversas vezes o drama e as reclamações de quem precisa ir e vir diariamente passando pelo trecho.
A Secretaria de Obras se comprometeu em liberar até esta sexta-feira(16) a Rua Joaquim Agante Moço, que passa atrás do Parque Municipal Paulo Rattes e pode ser uma alternativa para os motoristas. Ainda há a Vila Epitácio que entrou para o ranking das reclamações, em que motoristas precisam disputar espaço com veículos estacionados irregularmente e diversas carcaças abandonadas.
CPTrans pede que motoristas evitem a Estrada União e Indústria
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) disse que reforçou na última semana o efetivo de controladores e agentes de trânsito na região, bem como o apelo para que os motoristas evitem o trecho, sempre que possível, usando a BR-040 como rota alternativa. Além disso, segundo a CPTrans, foi feita a instalação de um desvio para veículos leves por Nogueira, bem como a mudança para sentido único na Vila Epitácio.