• Após tragédia, Defesa Civil volta a acionar protocolo de testes das sirenes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/07/2022 20:12
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Defesa Civil retorna neste mês com o protocolo de testes de acionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme no município. O trabalho, que era feito em anos anteriores, serve para verificar o funcionamento dos equipamentos e informar aos moradores daquela localidade sobre o que fazer em caso do acionamento sonoro. O primeiro teste acontece neste domingo, dia 10, e será repetido mensalmente neste mesmo dia nas comunidades.

    O Sistema de Alerta e Alarme foi implantado em Petrópolis há quase 10 anos, após a tragédia do Vale do Cuiabá, em 2011. Os equipamentos são distribuídos em 10 localidades do primeiro distrito: 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria, Vila Felipe.

    De acordo com a Defesa Civil, a proposta é garantir que o protocolo de acionamento das sirenes em caso de chuva forte, funcione. Em dias de previsão de chuva intensa, além de emissão de informes e alerta por SMS, as sirenes são acionadas em dois estágios. O primeiro toque, alerta para a possibilidade de ocorrência de chuva moderada a forte e o segundo, é emitido a partir da identificação de volume elevado de chuva, considerado com registros pluviométricos a partir de 40 milímetros, pelo período de uma hora. Neste, os moradores de área de risco são orientados a se deslocarem, pelas rotas de fuga segura, até o ponto de apoio da localidade. 

    Para o teste que será realizado no próximo domingo (10), a equipe técnica da Defesa Civil informou que contará com os representantes locais, integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC). 

    Últimas