• Após tragédia, Defesa Civil inicia a estruturação do NUDEC do Caxambu

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/06/2022 13:21
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Caxambu foi uma das localidades que mais sofreu e, ainda sofre, com as consequências das chuvas de fevereiro e março. A comunidade que, também foi devastada também pelas chuvas de 2018, começa, agora, a receber atenção para a estruturação de um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC), a primeira reunião foi realizada nesta semana, a pedido dos moradores.  

    Na primeira reunião os moradores apresentaram as necessidades locais para que seja possível um mapeamento das questões mais urgentes a serem tratadas na região. 

    A moradora Raquel Neves enfatizou a necessidade de ações para a orientação dos moradores quanto aos riscos locais, para maior entendimento das consequências de cada ação e como isso pode afetar diretamente a segurança  da comunidade. “É preciso fazer com que os moradores entendam que o descarte irregular do lixo, coloca a vida das pessoas em risco”, pontuou a moradora, ressaltando ainda a questão da queima de lixo, que nesta época de estiagem é um dos fatores que causam incêndios em vegetação na localidade. 

    (Foto: Divulgação PMP)

    De acordo com a diretora de projetos da Defesa Civil, tenente BM Camila Nunes, um dos pontos mais abordados pelos moradores durante a reunião foi o descarte irregular de lixo na localidade. “Identificamos aqui um ponto central de grande relevância, que influencia diretamente nos danos socioambientais que podem afetar a região. Agora, podemos seguir para uma série de ações para capacitar os moradores a melhorar a qualidade de vida e segurança na localidade”, destacou.

    Por meio dos NUDECs a população passa por treinamentos que contribuem para a percepção do risco de desastre na comunidade em que moram. Eles recebem orientações básicas em Defesa Civil para que consigam atuar de forma segura em situação de emergência, mas principalmente, passem a ter uma conduta de prevenção. De acordo com a Defesa Civil, a partir da estruturação do NUDEC, será possível mapeamento participativo para a identificação de áreas de maior risco e estruturação de ações de prevenção.

    Caxambu passa por vistoria técnica

    No início do mês, técnicos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e REDE Ser.ra fizeram, junto com os moradores, uma vistoria nas áreas atingidas pelas chuvas neste ano. Entre os problemas apontados, estão a lentidão nas obras, o despejo irregular de lixo e queimadas. A partir da identificação destes problemas, serão levantadas as prioridades que devem ser atendidas pela Prefeitura e Estado para mitigação dos riscos no Caxambu. 

    Últimas