• Após temporal, Defesa Civil interdita três casas na Vila Rica, em Pedro do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/10/2019 10:28

    A chuva que caiu na noite de terça-feira em Petrópolis provocou estragos na região de Vila Rica, em Pedro do Rio. Casas ficaram alagadas após o transbordamento de um valão que ajuda no escoamento da água. Três imóveis foram interditados preventivamente pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, deixando as famílias – um total de 17 pessoas – desalojadas. Duas se abrigaram nas casas de vizinhos e outra – um total de sete pessoas – foi para a Escola Municipal Santa Teresinha, que foi aberta como ponto de apoio. Ninguém ficou ferido.

    Uma equipe da Secretaria de Assistência Social informou que todas as pessoas serão cadastradas e receberão auxílio do Município. Imagens gravadas por moradores mostram o desespero dos moradores para evitar que a pressão da água derrubasse as casas. Eles se unem para abrir portas e buracos nas paredes para escoar a água mais rapidamente. 

    Segundo a Defesa Civil, o maior índice pluviométrico registrado foi no Buraco do Sapo, com 38 milímetros em uma hora de chuva. No mesmo período, choveu 36 milímetros na Estrada do Gentio. A Defesa Civil permanece em estado de atenção e todo o contingente – 50 pessoas – está de plantão para o atendimento da população. O corpo técnico da pasta informou que está avaliando a situação de outros imóveis no local.

    Leia também: Raio atinge casa e provoca incêndio no Quarteirão Brasileiro

    “Nossas equipes estão desde à noite de ontem no Vila Rica atendendo a demanda dos moradores. Em caso de ocorrência, nossa equipe está preparada para atender a população”, disse o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, acrescentando que 70 funcionárioos da Prefeitura estão na região nesta manhã trabalhando na limpeza. 

    A previsão do tempo indica a possibilidade de novas pancadas de chuva nesta quarta. São esperados oito milímetros ao longo do dia. “Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos”, completa o secretário de Defesa Civil.

     

     

     

     

     “Em caso de ocorrência, nossa equipe está preparada para atender a população. A orientação é para que os moradores permaneçam atentos. A chuva desta tarde foi bastante significativa e os acumulados começam a preocupar”, pede o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

    Últimas