Após sete meses de restauração, Monumento da Águia, na Praça Visconde de Mauá, é reinaugurado
Nesta sexta-feira (03), foi reinaugurado o Monumento da Águia, no Centro. Localizada na Praça Visconde de Mauá, a estrutura estava em obras desde abril. O trabalho de restauração custou R$ 212 mil aos cofres públicos e foi a primeira reforma completa desde a inauguração, em 1899.
A área foi cercada em abril para o início da reforma, que começou em maio. Inicialmente, foram realizados restauros na estrutura da águia e do chafariz. Após a primeira fase ser concluída, as intervenções ocorreram nas partes hidráulica e elétrica. Além disso, a Comdep instalou gramas ao redor.
Obras no local já haviam sido planejadas outras vezes, mas não chegaram a sair do papel, com duas licitações desertas em 2021 e 2022. O monumento, parte do conjunto arquitetônico da praça, estava com o chafariz desativado há dois anos, sendo que em 2021, parte da estrutura caiu, deixando a ferragem exposta.
Sobre o monumento
O chafariz foi construído em 1899, idealizado pelo artista Heitor Levy. O monumento fica na Praça Visconde de Mauá que abriga diversos eventos da cidade, como o Deguste, Natal Cervejeiro, Roda Cultural do CDC, Solstício do Som, entre outros. O Deguste, inclusive, adotou a Praça Visconde de Mauá, através do projeto “Adote uma Praça”, que visa firmar parcerias com a iniciativa privada para manutenção de praças e jardins da cidade.