• Após queda na procura, atendimentos de pessoas com sintomas da covid-19 estão concentrados na UPA Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/07/2021 13:34
    Por Janaina do Carmo

    Depois de meses com uma alta procura por atendimentos de pessoas com sintomas de covid-19 nas unidades de saúde, desde o início do mês todas as consultas estão concentradas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascatinha. De acordo com a prefeitura, a UPA está atendendo exclusivamente os pacientes com suspeitas da doença, tanto com atendimentos de urgência quanto de internação nos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    Segundo a prefeitura, na semana passada a UPA de Cascatinha, que chegou a receber 140 pessoas em único dia no pico da pandemia, atendeu apenas 14 pacientes. Ainda segundo o governo municipal, na unidade os atendimentos estão acontecendo dentro da UPA e não mais no ponto de apoio instalado no terreno da unidade.

    Em nota, a prefeitura explicou que a tenda (instalada no estacionamento da UPA de Cascatinha) está atendendo agora o setor de pediatria. “Os atendimentos pediátricos estão sendo feitos no ponto de apoio onde a criança é consultada, passa por exames, caso haja necessidade. E em casos graves, a criança é transferida de ambulância para o Hospital Alcides Carneiro”, informou.

    Ainda de acordo com a prefeitura, as outras unidades de saúde da rede pública municipal: UPAs do Centro e Itaipava; além do Pronto Socorro do Alto da Serra (PSLS) estão atendendo exclusivamente pacientes com outras patologias que não seja a covid-19.

    Testes para detectar a doença são oferecidos nas unidades de saúde

    De acordo com a prefeitura, quem estiver com sintomas da covid-19 pode fazer o teste rápido ou de Swab nas UBSs e PSFs instalados nos cinco distritos da cidade, além do Centro de Saúde da Rua Santos Dumont. Nestes pontos a testagem é feita após avaliação médica ou da equipe de enfermagem, que indicam qual o melhor exame que deve ser feito.

    O teste rápido fica pronto no mesmo dia. Em torno de 15 minutos a pessoa recebe o resultado. Já o outro exame, o resultado é mais demorado, levando em torno de cinco dias.

    Últimas