Após quatro dias do desastre, Castro aceita reforços de bombeiros de outros 16 estados
Depois de afirmar que “não adianta ter gente demais” na operação de buscas por vítimas na tragédia em Petrópolis, o governador Cláudio Castro anuncia a chegada de reforços de outros 16 estados. Neste sábado, chegaram equipes dos bombeiros dos estados BA, CE, ES, GO, MA, MG, SC e SP. Trinta e seis cães farejadores também já fazem o trabalho para encontrar vítimas ainda desaparecidas. Cinco militares e três cães farejadores de Santa Catarina desembarcaram, na manhã deste sábado, no aeroporto Santos Dumont e foram transportados pela aeronave da Secretaria de Polícia Militar para Petrópolis.
Na última sexta-feira, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro, Castro disse à imprensa que não adianta ter gente demais nas operações em Petrópolis. “Não adianta ter gente demais aqui. A imprensa tem cobrado muito que tenham muitas pessoas. Há um problema sério de trânsito, há um problema sério do local, que ainda está instável. Não adianta colocar 2, 3, 4 mil pessoas ali. Isso quem manda é a técnica. É o Corpo de Bombeiros, é a Defesa Civil Municipal. Nós estamos com o número suficiente de acordo com o que a técnica manda. Não adianta querer encher isso de gente, porque vai criar mais confusão e dificilmente a gente vai conseguir ajudar a população. A gente pede que a imprensa entenda isso”, disse Cláudio Castro.
Já neste sábado, Castro agradeceu aos demais governadores por terem disponibilizado mais equipes para a cidade. “É emocionante ver a mobilização dos estados ao enviar equipes para o Rio de Janeiro para nos auxiliar nas buscas em Petrópolis. Muito obrigado aos governadores, aos comandantes dos Corpos de Bombeiros brasileiros e, principalmente, agradeço aos bravos homens que estão se juntando a nós”, falou o governador Cláudio Castro.
Nos próximos dias, está prevista a chegada de mais homens e cães de outros oito estados (RS, TO, SE, PB, DF, MT, AL e PR). As equipes vão prosseguir com o trabalho de busca e salvamento juntamente com a corporação do Rio.
De acordo com o Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado RJ trabalha ininterruptamente, 24 horas por dia, desde a tarde de terça-feira (15.02), nas operações de busca e resgate de vítimas das fortes chuvas que atingiram Petrópolis. A operação está distribuída por todos os locais críticos da cidade. A Tribuna questionou o CBMERJ sobre o número de Bombeiros que atuam em Petrópolis neste sábado e em quais locais estão acontecendo as operações. Em resposta, a Corporação disse que 580 militares atuam no município.