• Após problemas com cadastros, Petrópolis fica atrás na entrega do Cartão Recomeçar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Município tinha solicitado 4 mil cartões, mas demanda só poderá ser confirmada após fim do mutirão do aluguel social, em 15 de junho

    26/05/2022 12:17
    Por João Vitor Brum

    Enquanto moradores de outras cidades já receberam os R$ 3 mil de benefício do Cartão Recomeçar, anunciado no início do mês pelo governo do Estado, a população de Petrópolis vai ter que aguardar o final do recadastramento das famílias afetadas pelas chuvas de fevereiro e março, após as divergências nos cadastros feitos pela Prefeitura e pelo Estado. O valor, pago em uma única parcela, é destinado para a compra de materiais de construção e eletrodomésticos e a reforma de moradias para famílias afetadas por desastres naturais. 

    De acordo com o Estado, a demanda do Cartão  Recomeçar só poderá ser avaliada após o término do mutirão, em 15 de junho, quando será finalizado o cadastro das pessoas que têm direito ao benefício oferecido pelo Estado.

    Enquanto isso, outros municípios já iniciaram a entrega dos cartões.  Nova Iguaçu já tem pelo menos 300 cartões entregues e Belfort Roxo entregou 119, de acordo com as respectivas prefeituras. 

    Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), o município de Petrópolis pleiteou 4 mil cartões no primeiro momento, e a Subsecretaria de Gestão do SUAS, está em contato com a prefeitura do município para que ele especifique esta demanda. 

    Até o momento, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas no mutirão, criado após inúmeras inconsistências encontradas entre os cadastros feitos pelo Estado e pela Prefeitura nas primeiras semanas após a tragédia, além das dificuldades de cadastro do CadÚnico, já que os Cras da cidade ficaram fechados por pelo menos duas semanas.

    A Secretaria Municipal de Assistência Social esclarece que o Cartão Recomeçar será entregue após a conclusão dos trabalhos do mutirão de revalidação dos cadastros do aluguel social. Esse é um cuidado necessário para que o benefício chegue de fato a quem precisa e tem direito a ele. 

    O município solicitou 4.000 unidades ao Estado e definirá os critérios para a entrega, considerando o quão importante é esse benefício para o recomeço das famílias atingidas pelas últimas chuvas.

    Últimas