• Após polêmica, Prefeitura fechará uma faixa da Barão do Rio Branco para conciliar rotativo e ciclofaixa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/12/2021 11:06
    Por Jussara Madeira

    A Prefeitura de Petrópolis voltou atrás e reformulou o esquema de trânsito na Avenida Barão do Rio Branco, no sentido bairro, liberando a ciclofaixa. No novo formato, uma faixa de rolamento será suprimida para dar espaço às vagas de estacionamento rotativo exploradas pela Sinalpark durante os fins de semana de dezembro. O esquema foi anunciado em redes sociais neste sábado (4). A Associação de Ciclistas de Petrópolis (Acipe), desde 2019, solicita à prefeitura que revise o estacionamento sobre a ciclofaixa em épocas de festa.

    “Estamos felizes de finalmente termos conseguido que a ciclofaixa fosse preservada. Desde 2019 somos contra isso e pedimos que a Prefeitura revise o estacionamento rotativo na Barão”, declarou a presidente da Acipe, Isabella Guedes.

    O novo esquema foi testado no sábado (04), conforme vídeo que circulou em redes sociais onde Luciano Moreira, da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte de Petrópolis (CPTrans), falou sobre a mudança.

    A Prefeitura de Petrópolis também divulgou o novo esquema em suas páginas das redes sociais, onde informa o estacionamento rotativo na faixa de rolamento na Avenida Barão do Rio Branco nos dias 4 (ontem), 5 (hoje), 11, 12, 18 e 19. Nos sábados, o estacionamento temporário será explorado das 8h às 22h e aos domingos, de 12h às 22h. O estacionamento será implantado na pista da direita, no trecho que vai do número 112 até o 1.164 (na altura da antiga Moageira).

    Desta forma, a pista destinada aos ciclistas ficará entre a calçada e o estacionamento, sendo liberada somente a da esquerda para o tráfego de veículos que trafegam no sentido ao Retiro. A ciclofaixa terá reforço em sua demarcação, recebendo cones indicando o limite para o estacionamento.

    “Neste momento, os condutores de veículos devem ter atenção redobrada com a abertura de portas. Lembrando que de acordo com o artigo 49 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via”, lembrou Isabella. “Nossa intenção é que o ciclista que usa a bicicleta no dia a dia tenha segurança, ainda que em momentos de festa”, ressaltou a presidente da Acipe.

    Medida é paliativa, diz Acipe: “para os próximos eventos, alternativa deve ser pensada”

    Em relação ao novo esquema, a Acipe apontou que a medida encontrada é paliativa. “Estava em cima da hora e essa nos pareceu a melhor opção quando avaliamos os prós e os contras. Para os próximos eventos, devem ser pensados outros locais para este estacionamento que não seja a Barão. Acreditamos é que importante descentralizar os estacionamentos para evitar excesso de veículos no Centro Histórico”, apontou.

    Entramos em contato com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Assessoria de Comunicação, para informar sobre a alternativa encontrada afim de que a faixa destinada aos ciclistas não fosse sacrificada para dar lugar ao estacionamento pago. No entanto, até o fechamento desta matéria, a prefeitura não quis se pronunciar.

    Últimas