A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, na Rua Washington Luiz, em Petrópolis, completou um ano de portas fechadas em fevereiro. Isso porque a unidade foi atingida pelas tragédias do início do ano passado na cidade. A obra de contenção da UPA só foi iniciada em janeiro deste ano. Já a reforma, teve início em novembro do ano passado.
A reforma da unidade custou R$ 1.009.998,51 aos cofres públicos. Já a contenção da encosta – que desabou em fevereiro do ano passado – teve um custo de R$ 3,6 milhões. Segundo a Prefeitura, a unidade está com mais de dois terços do trabalho concluído.
Quase 400 atendimentos diários
A UPA Centro realizava quase 400 atendimentos diariamente. Com a unidade fechada, os pacientes precisam buscar atendimento em outras unidades de saúde, como o Hospital Nelson de Sá Earp, a UPA Cascatinha e a UPA Itaipava.
Prefeitura afirma que reforma já era necessária
Em resposta à Tribuna, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, informou que quando a nova gestão assumiu, em 18 de dezembro de 2021, já encontrou a UPA Centro com a estrutura completamente degradada, mesmo antes da tragédia climática e que, por este motivo, a reforma já era necessária.