• Após longa espera, Chevrolet lança nova geração do Onix no Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/09/2019 10:00

    Com o selo de “carro mais vendido no Brasil” a GM lançou a nova geração do Onix esta semana no país. O evento aconteceu em Porto Alegre-RS. A nova geração do carro foi apresentada primeiro por sua versão sedã, batizada de Onix Plus, que agora assume a mesmo nome da configuração hatch. Mais sofisticado, espaçoso e tecnológico, o modelo chega ao mercado brasileiro ostentando 5 estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. A geração antiga havia recebido críticas sobre sua segurança e chegou a “zerar” na mesma avaliação. 

    Apesar do novo modelo, a GM decidiu manter o Onix antigo à venda, continuando com as gerações anteriores do hatch e do sedã e nelas adicionando o sobrenome Joy. Os preços dessas opções mais acessíveis ainda não foram divulgados. O novo sedã também já está à venda, com o novo motor três cilindros turbo com injeção indireta de combustível. A GM confirmou em 116 cv a potência e 16,8 kgfm o torque deste 1.0, enquanto a variante aspirada tem 82 cv, mas esta só equipará versões de entrada do hatch, que chega em novembro. 

    Visual esportivo, tecnologia e menos espaço no porta-malas

    É perceptível que as medidas do Novo Onix estão maiores: 2,60 m de entre-eixos, 1,47 m de altura e 1,73 m de largura. No caso do sedã, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, em largura, distância entre-eixos e comprimento. Mas a impressão é que o modelo ficou bem mais comprido que seus 4.476 mm e mais largo que seus 1.746 mm. Outro detalhe é que o porta-malas tem capacidade para 469 litros e a carroceria mede 4,47 m de comprimento. Tem praticamente o tamanho do Chevrolet Cobalt, mas com porta-malas consideravelmente menor: 563 litros no Cobalt.

    A segunda geração do Onix chega como um motor inteiramente novo, de três cilindros, da família Ecotec. Chega em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm). O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet conta com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável. 

    A nova linha também chega com um salto enorme em sua lista de itens de série. Destaque para os seis airbags, equipamento que passa a ser padrão em todas as versões. Há também o carregador de celular por indução, tecnologia 4G WiFi e botão de partida. Itens presentes em segmentos superiores também fazem parte os equipamentos do modelo, como o acendimento automático dos faróis, abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão. Lanternas em LED, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15″ também estão presentes. Outros itens inéditos na linha são os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampas, o qual mantém o freio acionado por alguns segundos para uma arrancada segura em aclives.

    Novo Onix conectado

    Os novos modelos do Onix já contarão com a tecnologia de internet 4G WiFi a bordo, que estreou no Cruze 2020. O princípio é o mesmo, usando um cartão SIM dedicado fornecido pela operadora Claro para que o carro tenha acesso a internet sem precisar rotear a conexão de um smartphone. O carro recebeu antenas internas para garantir que terá sinal na maioria das situações. Os motoristas que comprarem a nova linha terão direito a 3 meses grátis ou 3GB de franquia. Depois será necessário assinar um dos quatro planos oferecidos pela operadora: 2GB, 5GB, 10GB e 20GB.

    Preços

    O sedã terá preço inicial de R$ 61.199 na versão LT (intermediária) e de R$ 70.990 na LTZ (top de linha), mesmo patamar em que hoje é comercializado o Prisma. Já o novo hatch deve chegar às concessionárias com valor a partir de R$ 51.590 (LT) e R$ 66.290 (LTZ). 

     

     

     

     

     

    Últimas