Após incêndio, Prefeitura aguarda laudo para calcular prejuízos no Centro Administrativo
Equipes da Polícia Civil fizeram a perícia no prédio do Centro Administrativo Frei Antônio Moser – Avenida Barão do Rio Branco – na manhã desta quarta-feira (8). O objetivo foi verificar a causa do incêndio, que aconteceu na noite de ontem (7). Apesar de o fogo ter sido prontamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, o isolamento permanece até que as vistorias sejam concluídas. Após a liberação das equipes, a prefeitura fará o cálculo dos prejuízos. O atendimento ao público no local foi suspenso nessa quarta-feira e alguns serviços prestados no local foram transferidos temporariamente.
O incêndio atingiu o primeiro pavimento do prédio, onde funciona a parte administrativa da superintendência de atenção à saúde da Secretaria de Saúde. Apesar disso, o atendimento da população segue normalmente nos demais equipamentos da pasta. Ainda não há previsão para a liberação do prédio, que por dentro está com fumaça e sujeira ocasionada pelo fogo. Na quinta-feira (09), a previsão é que as equipes da Comdep comecem a fazer a limpeza do local começando pelo terceiro andar.
O incêndio foi percebido por Guardas Municipais por volta das 20h45 de terça-feira (07.01). Após tentarem combater o fogo, os Guardas acionaram o Corpo de Bombeiros. Vale salientar que o prédio estava fechado, sem funcionários no momento do registro.
Veja como ficam os serviços prestados pelas secretarias que ficam no Centro Administrativo:
Alguns serviços prestados no Centro Administrativo foram transferidos temporariamente. O Centro Administrativo abriga as secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Administração e Recursos Humanos, além do Departamento de Iluminação Pública (que faz parte da Secretaria de Serviços).
Os atendimentos referentes ao Cartão Imperial e Aluguel Social estão sendo realizados no CRAS Centro, que fica na Rua Dr. Sá Earp, 39. Já os sobre Bolsa Família foram levados para o CRAS Itaipava, na Estrada União e Indústria, 12.860.
Na Secretaria de Saúde, novos cadastros para transporte de pacientes para tratamentos fora do município podem ser pedidos no Protocolo Geral, na Rua Moreira da Fonseca, 33 – Centro.
As licitações que estavam agendadas para esta quarta são por meio de pregão eletrônico e aconteceram normalmente. Atendimentos do setor de Recursos Humanos aos servidores também foram levados para o Protocolo Geral.
Os pedidos de manutenção de iluminação pública continuam sendo feitos pela internet, através do site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e pelo aplicativo disponível para celulares com sistema operacional Android (Petrópolis IP) – ambos os caminhos permitem o acompanhamento da solicitação.
O Espaço do Empreendedor está fechado temporariamente, mas alguns dos serviços podem ser obtidos por outros caminhos. O Alvará Online pode ser obtido pelo site da prefeitura; a Nota Fiscal Eletrônica também está disponível no site da prefeitura; também pelo endereço online da prefeitura é possível cadastrar currículos, buscar profissionais ou consultar vagas disponibilizadas no Balcão de Empregos; também pela internet, é possível dar entrada na abertura de empresas por meio da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (www.jucerja.rj.gov.br); o registro de Microempreendedor Individual (MEI) está disponível no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Outras informações estão disponíveis no site: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor.
Os atendimentos ao público da Secretaria de Obras e da Secretaria de Meio Ambiente estão suspensos.