
Após expectativa, curiosidade e muito debate nas redes, vai começar a mudança no trânsito de Corrêas
Não se fala em outra coisa nas padarias, botequins e entre um jogo de dama e outro na Praça de Corrêas: a expectativa e a curiosidade são altas para o teste que a CPTrans inicia nesta segunda-feira (02) para tentar amenizar o caos do trânsito. Será criado um sistema binário nos horários de pico, entre 17h e 19h. A União e Indústria será mão única entre as duas entradas do Castelo São Manoel, no sentido Itaipava. Quem desejar retornar para o Centro precisará fazer o contorno e voltar “por dentro”, pela Rua Visconde de Taunay, até a sua saída, no final do terreno da Montreal.
Teste mais desafiador até agora
Desde o início do ano, a nova gestão tem feito testes para tentar amenizar os efeitos do tráfego pesado em diversas regiões. Todos eles têm em comum a tentativa de evitar cruzamentos para fazer com que o trânsito flua melhor. No Quitandinha, entre as ruas General Rondon e Pedro Américo, funcionou bem. No entanto, em outros lugares como Bingen e Estrada das Arcas, os testes “floparam”, como diriam os mais jovens. A mudança em Corrêas é a que mais promete mexer na rotina dos moradores pela extensão do trecho afetado pela mudança (700 metros, atingindo diretamente o coração do bairro).
Quebra-cabeça
Longe dos Partisans defenderem o governo, mas é preciso reconhecer que os testes são tentativas, ainda que paliativas, de amenizar o caos do trânsito. E Corrêas hoje é um dos pontos mais problemáticos da cidade, por ser uma das regiões que mais cresceram na cidade. Grandes condomínios foram construídos na região nos últimos dez anos (e, a partir daí, comércio, serviços, restaurantes e uma infinidade de atividades) sem que houvesse a devida contrapartida viária e sem que a oferta de transporte público tivesse acompanhado. Fica inclusive a dica na hora de licenciar novos empreendimentos…
Pitaco
A verdade é que o povo (incluindo nós, claro) adora dar pitaco nesse tipo de coisa. Assim que a Prefeitura anunciou a mudança, um open bar de comentários já decretou o sucesso e o fracasso antes mesmo dos agentes de trânsito assoprarem os apitos. Mas algumas observações devem ser levadas em conta, como a necessidade de coibir o estacionamento irregular na entrada do Castelo no caminho para o Centro. Se não houver uma força-tarefa ali, não vai rolar. Sem contar intervenções permanentes, como a sonhada e tão prometida segunda ponte do bairro.
Esfriou
Partisans com ouvidos atentos ao Palácio Guanabara garantem que já foram melhores as relações entre Rodrigo Bacellar e Bernardo Rossi. Com isso, caiu a cotação das apostas sobre o ex-prefeito de Petrópolis ser o candidato a vice-governador na chapa do poderoso presidente da Alerj. A ala mais bolsonarista próxima a Bacellar, inclusive, já lançou o balão de ensaio para a vaga de vice: o empresário Renato Araújo, que foi candidato a prefeito de Angra dos Reis em 2024 e é amigo do ex-presidente.
Voos mais altos
O plano A de Rossi é ser candidato a deputado federal com uma legião de apoiadores em todo o Estado, em função de sua relação muito próxima com Cláudio Castro. Mas vez e outra surgem especulações de voos mais altos. Partisans deduraram recentemente que uma raposa felpuda projetou: BR pode ser o primeiro suplente de Castro ao Senado. Com chance de assumir o mandato: Tarcísio de Freitas seria eleito para a Presidência, nomearia Castro para o ministério e este abriria vaga para o petropolitano. E a água nem começou a passar por baixo da ponte…
Itaipava se movimenta
O grupo “Unidos por Itaipava” (Unita), que reúne comerciantes e representantes da sociedade civil organizada do terceiro distrito, lança a sua campanha de adesão na próxima quarta-feira, dia 4, no Shopping Estação Locanda, a partir de 9h. O evento terá uma palestra do ex-CEO da GE Celma, Marcelo Soares, e a apresentação de projetos e soluções para a mobilidade da região.
Mais estrutura para advogados
Boa notícia para os advogados: a OAB agora tem uma sala para atendimento na 105ª Delegacia Policial. Com isso, os operadores do direito terão local adequado e seguro para realizar o atendimento aos clientes que estejam detidos no momento, atendendo a direito previsto na Constituição Federal. Entre as autoridades, estiveram presentes o presidente da 3ª subseção da OAB, João Ricardo Ayres da Motta, o delegado titular da 105ª DP, Nei Loureiro e o presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja.

(Foto: Divulgação)
Além da vida é viver!
O Grupo de Comunicação Espiritual (GCE) recebe, no próximo dia 7 de junho, às 19h, a peça teatral “Além da vida é viver!”. A obra, interpretada pelos atores Victor Meirelles e Alice Hemery, fala de amor, caridade e da existência, com uma emocionante história de reencontro que ultrapassa planos, tempo e espaço. O GCE fica na Rua Padre Moreira, 163, no Valparaíso; e os ingressos (com desconto para idosos, estudantes e venda antecipada) já estão disponíveis na plataforma Sympla.

Contagem
Estamos há 2 anos, 1 mês e 1 dia sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.