• Após dois anos, moradora de rua volta para casa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/11/2016 10:50

    Uma idosa em situação de rua, que vivia em uma ponte do Bingen há cerca de dois anos, foi retirada do local, ontem, após ação conjunta de abordagem das equipes da Prefeitura de Petrópolis – por meio das Secretarias de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e Saúde – e do Poder Judiciário, através da Vara da Infância, Juventude e do Idoso. A idosa, que possui transtornos mentais, foi levada para leito do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, onde está sendo acompanhada.

    A idosa será avaliada pelos médicos do Hospital e, em caso de estabilização, será encaminhada para Maricá, sua cidade de origem, reestabelecendo o vínculo familiar. “É importante esclarecer que ela já estava sendo cuidada pelo Consultório na Rua e pelo Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop). Esperamos que a situação dela se estabilize, para que ela possa retomar o vínculo familiar”, destacou a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Ferreira, informando que, se isso não ocorrer, ela será encaminhada a um hospital de apoio.

    A ação foi acompanhada pelo filho da idosa, que levou todos os seus pertences para sua casa, em Maricá, onde ela será acolhida. “Esta ação de abordagem contou com o apoio da saúde e aconteceu atendendo ao princípio da intersetorialidade, que está previsto nos princípios do Sistema Único de Saúde. Colocamos o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp à disposição. Com isso, garantimos a dignidade da pessoa em situação de rua”, destacou o secretário de Saúde, Ricardo Patuléa.

    O comissário da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Marcelo Botelho, acompanhou a ação de abordagem. “Essa é uma ação protetiva, para garantir a dignidade dessa senhora, que vive em uma situação de vulnerabilidade. Com a avaliação médica, será possível identificar a melhor solução para o caso, que é emblemático. Estivemos para garantir a legalidade e o respeito aos direitos da pessoa em situação de rua, e todos estão de parabéns pelo trabalho realizado”, afirmou Marcelo Botelho.

     

    Abordagem

    O trabalho de abordagem é uma das ações desenvolvidas pelo município para oferecer dignidade e assistência às pessoas que estão em situação de rua. O Núcleo de Integração Social (NIS) passou, entre 2013 e 2014, pela maior reforma desde a sua abertura. O espaço recebeu uma reforma completa, com melhorias nos dormitórios, telhados, lavanderia, pátios e também nas tubulações. Toda a infraestrutura foi recuperada e o imóvel foi pintado.

    Além disso, o Centro Pop, na Rua Floriano Peixoto, foi inaugurado em 2015, oferecendo acolhimento durante o dia, além de atendimento social e psicológico. O espaço também oferece à população em situação de rua banho, espaço para convivência, sala para leitura, atividades pedagógicas e palestras. Caso necessário, as pessoas atendidas no Centro Pop serão encaminhadas ao NIS, onde podem passar a noite. Outro foco de atuação é o Consultório na Rua, que realiza intervenções educativas e psicossociais e possui equipe com psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em saúde bucal, agente social e médico.

    A abordagem social acontece todos os dias da semana e, em sua maioria, os usuários possuem famílias, muitos deles residindo fora do município. O principal objetivo é direcioná-los a programas sociais, reintegrando-os à sociedade e retirando-os das ruas.

    Últimas