Após deslizamento, Defesa Civil interdita duas casas em Petrópolis
Em 96 horas, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou sete ocorrências nessa terça-feira (20) em virtude da chuva contínua no município. Duas residências foram interditadas preventivamente após terem sido atingidas por deslizamentos de terra: uma na Estrada União e Indústria, na altura do número 17.749, em Pedro do Rio, e outra na Estrada do Mata Cavalo, em Araras. Sete moradores foram orientados a permanecer na casa de parentes. A Secretaria de Assistência Social está atuando em apoio às famílias.
Segundo a Defesa Civil, técnicos retornam ao local nesta semana para nova avaliação das residências.
Leia também: Chuva provoca deslizamentos no Alto da Serra, no Quitandinha e em Pedro do Rio
Houve quedas de barreiras nas Ruas Hercília Henriques Moreti e 24 de Maio, no Alto da Serra; na servidão Maria da Conceição, na Rua Alagoas, no Quitandinha; na Rua Antônio de Medeiros, no Independência, além de uma queda de árvore no Vale das Videiras, já repassada ao Corpo de Bombeiros. Equipes da Comdep atuam na limpeza dos locais.
A Defesa Civil permanece em estágio de atenção e todo o contingente de 55 agentes permanece de plantão, já que a chegada de uma frente fria mantém o tempo instável em todo o Estado do Rio de Janeiro ao longo dessa semana.
Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando, mas não houve a necessidade de serem acionados. Os equipamentos são ligados segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Defesa Civil. O maior índice pluviométrico está registrado no Independência, onde choveu 198 milímetros nas últimas 96 horas. No mesmo período, no Duques, os pluviômetros marcaram 191 milímetros. Por causa do acumulado, os moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção.
"Os moradores devem ficar atentos e ligar para o 199 para informar caso tenham alguma ocorrência. Nossos agentes estão preparados para atender os moradores, caso seja necessário. Toda equipe está de plantão de 24 horas", garante o o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, reforçando que os moradores devem permanecer atentos.
Em casos de fortes chuvas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil caso note alguma instabilidade no imóvel ou terreno. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.