• Após chuvas da última semana, parte de uma garagem e muro de uma residência desabam na Mosela

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Moradores atribuem problema à dragagem do rio realizada pela Prefeitura de Petrópolis em maio deste ano

    17/10/2023 16:51
    Por Helen Salgado

    Com as chuvas do último sábado (14) e da madrugada desta terça (17), parte da garagem e do muro de uma residência na Rua Mosela, desabaram. O problema, segundo os moradores, aconteceu após o serviço de dragagem do rio realizado pela Prefeitura de Petrópolis na localidade.

    Foto: Helen Salgado

    Em maio, a Tribuna noticiou sobre o medo dos moradores em relação ao desabamento do muro e da ponte de uma outra residência. Isso porque, a dragagem não deveria ter sido feita no local, já que a área se encontrava fragilizada.

    Leia também: Moradores da Rua Mosela, em Petrópolis, enfrentam medo em relação à possibilidade de desabamento de muro e ponte na região

    André Gandolpho é proprietário da casa que foi mais atingida. Ele é carioca e comprou a residência há cinco anos. “Estou aos poucos fazendo uma reforma. A parte interna está praticamente pronta e a gente já vinha para a parte de fora para acabar de ajeitar quando aconteceu isso tudo”, explica.

    O engenheiro eletricista e servidor público, afirma que de abril para outubro, meses após a realização da dragagem, o rio abaixou muito o nível da água, expondo as pedras que estavam por baixo. 

    Uma outra moradora, Renata Pallotino, avisou na época às equipes que a intervenção não poderia ser feita, principalmente, em frente às residências, mas de nada adiantou. Ainda no dia 26 de maio, uma parte do muro cedeu na região.

    Foto: Renata Pallotino

    A moradora ainda aponta que as pedras do outro lado do muro também estão soltando. O local é um depósito da prefeitura, onde eles guardam as barracas e adereços da Bauernfest.

    Foto: Renata Pallotino

    “Dá para ver que a dragagem reduziu demais o nível do rio e a água está passando abaixo das estruturas dos muros, lavando tudo”, conta.

    Renata relata o medo constante com as chuvas do fim do ano por presenciar os desastres que estão acontecendo com os vizinhos no bairro. 

    Ainda na calçada próximo à casa dela, é possível presenciar um grande buraco que não foi tampado da forma devida pela Secretaria de Obras. De acordo com a moradora, colocaram areia e brita, o que se torna um perigo para os pedestres mais debilitados e crianças que percorrem pela região. 

    Em visita ao local nesta terça-feira (17), equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estavam no local para realizar intervenções. 

    Procuramos a Prefeitura de Petrópolis que não deu resposta sobre a situação da região até o momento. 

    Últimas