Após aumento de casos, protocolo de prevenção à covid nas escolas será revisto
As secretarias de Educação e Saúde iniciaram a revisão dos procedimentos adotados nas escolas para a prevenção da covid-19. O documento “Guia de Retorno às aulas presenciais”, elaborado ainda durante o pico da pandemia, se chamará “Protocolo de Prevenção à covid-19 e influenza”. A medida está sendo adotada após doze escolas suspenderem as aulas devido a casos de covid. Nesta semana, o Comitê Científico recomendou que alunos e profissionais mantenham o uso de máscaras nas unidades de ensino, e a toda a população recomendou o uso no transporte público.
O documento será enviado para o Comitê Científico na próxima semana. “A recomendação do uso das máscaras nas escolas, aliada a vacinação e outras medidas de segurança sanitária, são formas de frearmos a transmissão desses vírus. Boa parte dos casos suspeitos de covid nas escolas dão negativo, mas é importante estabelecermos normas e regras para que haja segurança dentro dos espaços escolares”, disse a secretária de Educação Adriana de Paula.
Se aprovado, o documento será encaminhado aos diretores das unidades de ensino. “Recomendação do uso de máscaras e higienização das mãos já são algumas das medidas que vamos continuar adotando nas escolas durante as aulas presenciais. Com o avanço da vacinação houve uma queda acentuada nos casos de covid e agora estamos em novo momento da pandemia. As atualizações nos protocolos deverão acontecer sempre que necessário”, concluiu a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Claudia Respeita.