• Apoiadores de Daniel Silveira se reúnem neste domingo para pedir liberdade do deputado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2021 14:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Apoiadores do deputado federal Daniel Silveira estão organizando uma manifestação para pedir a liberdade do parlamentar. O ato acontecerá neste domingo (17), na Praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A concentração acontece a partir das 10h, no Posto 5.

    Um dos líderes na organização do movimento, o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) escreveu em sua rede social que a prisão de Silveira havia sido “um recado claro de que nossas liberdades serão retiradas”. O parlamentar acrescentou, ainda, que o ato deste domingo “não é apenas por Daniel, é por nossa liberdade”.

    A Câmara dos Deputados deve analisar nova proposta de revogação da prisão do parlamentar bolsonarista. O pedido foi apresentado na última quinta-feira (14) pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O documento tem a assinatura do presidente do partido, Roberto Jefferson, e já foi encaminhado ao presidente da Casa, Arthur Lira. De acordo com o líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo, há um acordo com Lira para levar ao plenário o novo pedido de sustação do processo criminal contra Silveira. A matéria, segundo Vitor Hugo, deve ser analisada em 45 dias.

    Silveira, que é petropolitano, foi preso no dia 16 de fevereiro de 2021, após divulgar um vídeo com ataques contra integrantes do Supremo Tribunal Federal e apologia ao Ato Institucional Nº 5 (AI-5). A prisão foi autorizada por liminar do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

    Posteriormente, a medida foi substituída por outras cautelares, entre elas, a prisão domiciliar e o uso de tornozeleira eletrônica. Em junho, a domiciliar foi revogada, depois de terem sido registradas mais de 30 violações ao equipamento de monitoramento eletrônico, relacionadas à carga do dispositivo, à área de inclusão e ao rompimento da cinta/lacre.

    Últimas