• Apesar de anúncio, transferência da UERJ para Ciep não está certa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/02/2017 08:40

    O endereço do campus onde recomeçarão as aulas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de Petrópolis ainda é incerto. A prefeitura de Petrópolis anunciou na última semana que ontem a cessão do Ciep Santos Dumont, no Independência para a faculdade seria formalizada. Porém em nota, a UERJ disse que desconhece tal oferta, e que até o momento não recebeu nenhum documento oficial informando a posição município. As aulas estão previstas para iniciar no próximo dia 13, porém uma reunião marcada para esta sexta-feira pode adiar novamente o início do ano letivo.

    No site da Uerj um comunicado aos alunos explicou o motivo para o atraso no começo das aulas. O texto afirma que a universidade ainda vive as consequências dos prejuízos decorrentes dos dois últimos anos, e novos efeitos da crise se fazem sentir, de forma ampliada, em 2017. Enquanto os cerca de 50 alunos não sabem ao certo onde e quando retomam os estudos. O Ciep Santos Dumont, foi municipalizado na atual gestão, e tem capacidade para receber 500 alunos em dois turnos. O prédio tem 18 salas de aulas, gabinete de dentista, 500 carteiras novas, cozinha industrial, consultório e ambulatório. 

    Entenda o caso

    O campus da UERJ em Petrópolis abriu em 2016, na Casa do Barão do Rio Branco, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O prédio principal do espaço, segundo laudo de empresa contratada pela própria universidade, apresenta problemas estruturais. A Defesa Civil já vistoriou o local, a pedido do Ministério Público e da 4ª Vara Cível de Petrópolis, e também constatou riscos. Apesar disso, a universidade manteve as aulas em um prédio anexo. 

    No fim do ano passado, o juiz Jorge Martins, da 4ª Vara Cível, determinou a transferência do campus para outro endereço e a realização de obras na Casa do Barão do Rio Branco. Na época, o município apresentou como opção a utilização da Casa Visconde de Mauá, próxima do atual campus. A UERJ também citou outro imóvel do município – o prédio onde funciona atualmente a secretária de educação, no Centro de Capacitação Frei Memória, na Rua da Imperatriz, nº 193. Logo depois, no entanto, a universidade conseguiu suspender os efeitos da sentença, acabando com a obrigatoriedade (ao menos judicial) de fechar o campus. 

    Com isso, caso um novo endereço para a universidade funcionar não seja definido, as aulas serão retomadas normalmente na sede da Casa do Barão do Rio Branco.


    Últimas