• Apagão tem nada a ver com suprimento energético e segurança energética, diz ministro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/08/2023 17:27
    Por Marlla Sabino, Luiz Araújo e Ludmylla Rocha / Estadão

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na tarde desta terça-feira (15), que o apagão registrado em Estados do Norte, Nordeste e parte dos demais, não tem relação com suprimento energético ou com a segurança do sistema no País. A informação foi dada em coletiva de imprensa.

    “Antes de tudo, precisamos destacar que o ocorrido tem nada a ver com o suprimento energético. Vivemos um momento de abundância dos reservatórios”, afirmou o ministro.

    O ministério afirma que restabeleceu o fornecimento às 14h30 em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), restando ajustes pontuais a serem realizados em algumas cidades.

    Ministro pedirá que PF e Abin investiguem apagão

    “Por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas e internas pelo ONS, Aneel e nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça, para que seja encaminhada à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu. Vamos encaminhar tanto à PF quanto para a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesse ocorrido de hoje”, afirmou o ministro.

    Últimas