• Anvisa libera vacina contra covid para crianças de 5 a 11 anos; Saúde aguarda doses e orientações para vacinação na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2021 12:13
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (16), a liberação da vacinação de crianças de 5 a 11 anos com o imunizante desenvolvido pela Pfizer. Estudos apontaram eficácia de 90% contra a Covid-19, protegendo principalmente contra a variante Delta, considerada a mais preocupante, segundo sociedades médicas. A vacina especial para as crianças não é a mesma aplicada nos adultos. A Secretaria de Saúde de Petrópolis aguarda doses e orientações.

    O imunizante especial para as crianças produzido pela Pfizer tem fórmula diferenciada da que vem sendo aplicada nos adultos. A dose também será menor, sendo ministrado 0,2 ml de volume da injeção. Diferentemente da embalagem da Pfizer para o público maior de 12 anos, que tem cor roxa, a embalagem da vacina especial para as crianças de 5 a 11 anos será laranja.

    A Anvisa fez a liberação com base nos estudos que apontaram alto eficácia e alta segurança. Os resultados foram apresentados em transmissão online pelo médico Gustavo Mendes, da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, que a segurança para o uso da vacina foi fundamental para a liberação do fármaco. “O perfil de segurança quando com o placebo foi positivo. Não houve registro de reações adversas sérias, nem relato de casos graves ou morte”, concluiu.

    Em novembro, a Pfizer apresentou estudo que contou com a aplicação da vacina em 2.250 crianças com idades entre 5 e 11 anos, que receberam duas doses da vacina com intervalos de 21 dias.

    No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1.400 crianças com até 11 anos de idade morreram vítimas da Covid-19, além do registro de casos graves de síndrome respiratória multissistêmica. Diante disso, sociedades médicas indicaram o uso da vacina neste grupo.

    Mais de 5 milhões de crianças nos EUA já foram vacinadas com a Pfizer.

    Últimas