• Anúncio de instalação de 30 novas sirenes de alerta de chuvas vai completar um ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/08/2023 03:28

    A cidade tem hoje 18 sirenes em funcionamento em comunidades onde há maior risco de deslizamento de encostas. Mas, o número é insuficiente. O próprio plano de redução de riscos – que está sendo atualizado para o primeiro distrito, mas que  só fica pronto depois de fevereiro – fala em 234 áreas de risco em sua última edição, de 2017. Em outubro de 2022, o governo do Estado anunciou, além da manutenção das já existentes, 30 novas sirenes, mas até agora, nada.  Faltando três meses para a época de chuvas fortes, que iniciam antes do verão muitas das vezes, só se as sirenes já estiverem compradas ou licitadas para dar tempo de instalar.

    Apito

    É melhor que o sistema seja ampliado e rápido. Porque já se pensou em “alternativas”, como em 2021, quando a Defesa Civil previa uso de apitos por líderes comunitários. Isso mesmo: apitos. Como se num temporal desse para ouvir apito.

    Mudança de paradigma

    Mas, é preciso saber usar as sirenes porque não adianta disparar o alarme quando a chuva já está naquela proporção que a gente conhece e a enxurrada já tomou conta das ruas. Como quem está em casa consegue sair com criança, idoso, cadeirante, pet etc num estágio desses? E ainda com uma mochila com pelo menos os documentos? E se for à noite e sem luz?  É uma mudança grande de paradigma acionar uma sirene quando nem ainda está chovendo e fazer com que a população reconheça que o melhor a fazer e deixar sua casa mesmo sem ainda uma gota de chuva.

    Sabrina Korgut e Paulo Lopes, que aqui ladeiam o presidente do PC&VB, Samir el Ghaoui, estão à frente do Teatro Santa Cecília. Eles participaram do encontro de integração do Petrópolis Convention & Visitors Bureau anunciando que o espaço reabre, em breve, em grande estilo, após uma revitalização. A expectativa é e que o teatro seja referência não apenas em Petrópolis, mas na região serrana. 

    Economia

    Para quem de-tes-ta gastar com o estacionamento em vias públicas fica a dica: em locais mais afastados a fiscalização é frouxa. Às vezes dá umas incertas, mas na maioria do tempo nem tem.

    Contagem

    E Petrópolis está há 111 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Caça aos deputados

    E nossos queridos vereadores estão enlouquecendo os deputados federais em busca de agendas em Brasília. É uma correria danada para arrumar pautas – e deixar registrado – para a próxima campanha eleitoral.

    Candidatura própria 

    E o PSD reagiu sobre o apoio – que anunciamos aqui – do deputado estadual licenciado Serginho Fernandes, atualmente secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa da prefeitura da capital, à candidatura a prefeito de Hingo Hammes, hoje no União Brasil. Fernandes, que é petropolitano e ensaiava vir a candidato, disse que desistiu e que apoia Hingo. Porém, Hugo Leal falou grosso a respeito: “o partido terá candidato próprio a prefeito em Petrópolis e esse nome não será de outra legenda. Será das fileiras do PSD”. 

    No páreo e ninguém tasca 

    E mais: Hugo, que foi apontado pelo governador Cláudio Castro como o seu candidato a prefeito em Petrópolis, diz que está no páreo independente da preferência de Castro por seu nome. “Minha candidatura não é candidatura do governador, apesar de ser meu amigo e eu estar fazendo parte do governo, esta não é condição para minha candidatura”.  Secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal está firme: “ Estou na minha sexta eleição e não existe na história da cidade nenhum outro Deputado Federal que mais tenha feito pela cidade do que na minha trajetória, com mais de  R$ 100 milhões de recursos aplicados aqui no município. Em nenhuma destas eleições  tive apoio institucional, elas foram com resultado do trabalho realizado. E para prefeito não será diferente”. 

    Vai ser osso!

    Se não quiser ele próprio ser candidato – e a gente duvida que ele possa ceder o posto – Bomtempo pode querer uma missão impossível: unir a esquerda em torno de um nome como candidato único desde que este nome seja indicação dele e que não faça sombra nele próprio. Nem Jesus na causa para esse milagre.

    Um dos entusiastas da UERJ em Petrópolis, o professor Fred Van Camp, considerado um dos mestres do design da atualidade, participa, na quinta, às 14h30, do programa “Fale-me de Petrópolis”. Van Camp aborda o tema “O legado Art Déco em Petrópolis”. A atividade, no Museu Imperial, destaca a cada edição, pessoas que, ao longo de um bate-papo, resgatam memórias da cidade.  O evento é aberto ao público, não necessita de agendamento ou inscrição e acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial, com transmissão ao vivo, pelo Instagram da instituição.

    Flanelinhas

    A PM deu uma dura e prendeu recentemente dois flanelinhas que estavam ameaçando motoristas no entorno do Palácio Quitandinha, mas o negócio tá feio na Rua da Imperatriz, Koeler e Piabanha nos finais de semana. Neste último, com chuva, deram um tempo, mas quanto tá solão…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas