• “Anuário do Museu Imperial – debates”, segue durante a 14ª Primavera dos Museus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2020 11:09

    Dando sequência à série “Anuário do Museu Imperial: debates”, durante a 14ª Primavera dos Museus, os integrantes da Área de Pesquisa do Museu Imperial, Alessandra Fraguas e Leandro Garcia, receberão convidados nos dias 22 e 24 de setembro, às 16h, para abordar o tema: “O acervo do Museu Imperial me contou…”. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal do Museu Imperial no YouTube (youtube.com/museuimperialvideos).

    Na terça-feira, 22 de setembro, Alessandra Fraguas receberá o escritor Paulo Rezzutti, ganhador, em 2016, do Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Biografia. Ruzzutti é autor de diversas obras relacionadas ao período imperial brasileiro, e contou com o acervo pertencente ao MIMP para desenvolver suas pesquisas biográficas. Na transmissão, ele falará sobre “D. Pedro I, surpresas e descobertas: o público e o privado no Arquivo Histórico do Museu Imperial”.

    Já na quinta-feira, 24 de setembro, Leandro Garcia e o convidado Rodrigo Goyena Soares debaterão “A riqueza do recuperado: a Guerra do Paraguai no Arquivo Histórico do Museu Imperial”. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor colaborador na Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo utilizou fontes sob a guarda do Arquivo Histórico do MIMP para publicar, em 2017, o livro “Diário do Conde d’Eu: Comandante em chefe das tropas brasileiras em operação na República do Paraguai”.

    14ª PRIMAVERA DE MUSEUS

    Entre os dias 21 e 25 de setembro o Museu Imperial participará da 14ª Primavera de Museus. O tema definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para edição 2020 foi: “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Visto o momento pelo qual passam a sociedade e os museus, devido à pandemia causada pelo Covid-19, este ano, em especial, as atividades acontecerão em ambiente virtual. O Museu promoverá uma série de lives em seu canal no YouTube, além do lançamento de conteúdos no site da instituição e no blog da Biblioteca Infantil Rocambole. Para conferir a programação completa, basta acessar o site: museuimperial.museus.gov.br

    Últimas