ANTT coloca obstáculos para a ligação Bingen-Quitandinha
A Agência Nacional de Transportes Terrestres estaria obstruindo a sonhada ligação Bingen-Quitandinha. Questionada em reportagem da Tribuna sobre a liberação do projeto que tem R$ 3,2 milhões garantidos do governo do estado, a agência disse que “está colaborando para buscar uma solução segura e viável para a ligação”. E mais: que “a solução definitiva para o problema viário está inserida no projeto de concessão da BR-040, que prevê a construção da nova subida da serra”.
Essa, não!
A ligação foi acordada pela ANTT e a Concer em 2013. Ou seja, tem 10 anos que poderia já estar pronta. A concessionária tinha dado ok assim como a agência naquela ocasião. Agora que a gente conseguiu a verba do Estado, a ANTT diz que está atrelada a nova concessão que só – e ainda assim tem dúvidas – será licitada em 2024? E ainda o edital da nova concessão ainda pode dar um prazo para uma nova empresa de até cinco anos fazer a nova pista de subida e, consequentemente, a conexão Bingen-Quitandinha.
ANTT nos deve
E mais: todo mundo sabe que a ligação deve ser contemplada de forma excelente pela nova concessão e o que se propõe até lá é que seja feita uma ligação digamos ‘provisória’ até a nova pista contemplar direito a conexão. A ANTT, que vem com essa conversa chocha agora, se tivesse cobrado da Concer a execução do contrato a gente hoje já tinha a nova pista, a Bingen-Quitandinha e outros avanços. Tá devendo essa e devia liberar logo. É o mínimo para iniciar se redimir com a cidade. Porque a conta com a gente é incalculável.
Diversidade na Piccola Arena
A Piccola Arena, centro cultural no Rocio, busca a diversidade e a inclusão no seu edital de ocupação. E para 2023 dois artistas, cujas mostras inauguram amanhã, às 16h, foram selecionados a partir deste critério. Lucas Figueiredo, arquiteto petropolitano, é daltônico, e tira partido de sua visão singular das cores para criar suas pinturas. Ju Bessler, designer carioca e consultora de inovação, faz um trabalho de mentoria para fortalecer mulheres da periferia em seus próprios negócios. Suas pinturas refletem o feminismo. Os dois inspiram jovens que têm suas limitações a sonhar e a acreditar no que querem.
Duas medidas
Ainda sobre os ônibus e o sistema precário de transportes, o que se tem ouvido dos usuários: no domingo teve show no Parque de Exposições, em Itaipava e brotou do chão ônibus com cobrador. Na segunda-feira, voltou ao normal com menos carros e motoristas fazendo dupla função.
Contagem
E Petrópolis está há 122 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Continua valendo
Mesmo com a liminar do ministro Cristiano Zanin, do Supremo, favorável à prefeitura no caso da fatia maior do bolo do ICMS, ainda vale a pena um plano de contingenciamento que reveja e renegocie contratos, afinal, pelo que a gestão demonstrou, há desequilíbrio brabo das contas. Outra questão é a revisão de licitações futuras. As imprescindíveis terão de ser feitas, mas vai ser preciso é pé no chão para mensurar os gastos. E ainda tem o efeito cascata: o não pagamento ou atraso do fornecedor desestimula a participação deles e demais nas próximas concorrências e aí corremos o risco de ficar sem serviços.
Sete anos sem uso
O Ciep Santos Dumont, no Alto Independência, foi municipalizado em 2017, com chaves sendo entregues pelo Estado à prefeitura em janeiro daquele ano. E é isso mesmo: vai completar sete anos em que o prédio não é usado e aguarda um projeto da prefeitura. Até março de 2022 ele estava sendo usado como um ‘depósito’ da Secretaria de Educação. Na ocasião, Bomtempo disse que iria limpar o espaço para receber desabrigados das chuvas. Um ano depois foi anunciada uma parceria entre município e Estado para cogerir o espaço com aulas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. E continua lá, aquela imensidão de prédio, sem uso. Segundo a prefeitura, o Estado tá reformando o imóvel.
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