ANTT apreende 16 veículos fazendo transporte clandestino durante feriadão no RJ
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o apoio da PMERJ, realizou neste feriado, de 09 a 12/10, mais uma etapa da Operação Pascal, em Itatiaia (RJ) (BR 116). Ao todo, 16 veículos foram apreendidos realizando transporte de passageiros não autorizados pela Agência. Os veículos tinham as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo como destinos. Desses, 13 veículos apreendidos são de empresas de fretamento, que tem, como contratante da viagem, uma empresa de aplicativo.
Foram 30 autos de infração lavrados, dentre esses, vários relacionados à problemas em equipamento de segurança dos veículos, como extintor vencido e para-brisas trincados. Outro problema verificado foi o fato dos motoristas destes ônibus não terem curso específico para transportar passageiros.
Em 2020, no Brasil inteiro, já foram apreendidos 867 veículos (55 apenas neste final de semana), 1937 Autos de Infração lavrados, gerando um prejuízo de mais de 10 milhões de reais ao transporte clandestino interestadual de passageiros.
Cerca de 26 mil passageiros seguiram viagem em empresas regulares após a apreensão dos ônibus. As despesas das passagens são custeadas pelas empresas infratoras.
Além do combate ao transporte irregular, a operação objetiva dificultar a disseminação do coronavírus, impedindo a ação dos transportadores clandestinos, que normalmente não seguem as determinações de higienização determinadas pela ANTT.
A Operação Pascal da ANTT de combate ao clandestino segue em todo país. Para denúncias, a Agência disponibiliza os canais: WhatsApp (61) 9688-4306.; telefone 166 ou e-mail ouvidoria@antt.gov.br