O icônico e histórico prédio que abrigava uma agência do Banco do Brasil, na Rua do Imperador, segue passando por obras. Desde o último ano, o local está com andaimes cercando toda a fachada e gera expectativa por avanços nas intervenções, já que o imóvel está fechado há mais de uma década.
Em outubro de 2023, o prédio passou por uma reforma no telhado, autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Na época, foi anunciado que, após as intervenções no telhado serem concluídas, a próxima etapa que deveria ser iniciada era a reforma da fachada, o que ainda não ocorreu.
O prédio foi construído em 1926 e inaugurado em 1928. Inicialmente, abrigava o Banco de Petrópolis, mas em 1931 passou a ser do Banco do Brasil, algo que durou até 2012. Desde então, o prédio não foi mais utilizado e passou a se deteriorar. No ano de 2018, a antiga agência foi leiloada e arrematada por R$ 1,8 milhão.
Intervenções atuais
A Tribuna de Petrópolis procurou a Prefeitura, perguntando a respeito do acompanhamento e do andamento das obras, mas não foi respondida até o fechamento desta matéria.