• Antes tarde do que nunca: linhas de ônibus ganham reforço na frota

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/03/2021 19:52
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Após a flexibilização de todas as medidas de circulação que haviam sido adotadas em março do ano passado no município para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, por fim chegou a vez do transporte público. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) anunciou nesta terça-feira que as empresas de ônibus vão retomar 162 horários de 27 linhas de ônibus.

    Objeto de polêmicas no ano passado, o aumento da frota foi constantemente cobrado por usuários que voltaram a trabalhar presencialmente e precisavam de mais linhas; e também por rodoviários, que, em menor número, se desdobraram em linhas que passaram a operar com apenas um funcionário.

    Os horários foram suspensos desde as primeiras medidas restritivas. A expectativa era de que as linhas voltassem a circular em horário regular há meses, quando foi flexibilizado o funcionamento do comércio – fator que, por óbvio, fez aumentar a circulação de pessoas no Centro e nos corredores comerciais dos bairros.

    No período de um ano, foram adotadas medidas de restrição e, logo depois, houve afrouxamento do distanciamento nas filas de embarque e desembarque, assim como foi reduzida a frequência da higienização dentro dos coletivos. Enquanto isso, as reclamações iam se aglomerando, como os passageiros dentro dos coletivos em horário de pico.

    Já nesta terça-feira, a CPTrans informou que interveio para que as empresas retornassem com as linhas. A medida busca reduzir a lotação nos ônibus e o tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque da cidade. De acordo com o presidente da CPTrans, Luciano Moreira, a cobrança para a retomada dos horários vinha sendo feita desde o início de janeiro.

    “Desde o início do ano vínhamos dialogando com as empresas e buscando o retorno desses e outros horários. Vamos continuar este trabalho, visando garantir a operação normal do transporte público. Isso dará mais conforto e segurança aos usuários”, diz.

    As tabelas com os horários atualizados dos ônibus estão sendo divulgadas nos locais de maior circulação dentro das comunidades, de acordo com a CPTrans. “Foram priorizadas as linhas troncais, com grande concentração de demanda. Esse incremento de viagens é fundamental para garantir a operação do transporte público dentro da normalidade”, explica o presidente da companhia.

    Últimas