Anos se passam e ligação Bingen-Quitandinha segue sendo apenas uma promessa
Em meio ao aumento do número de veículos e a complicações na mobilidade urbana em Petrópolis, a ligação Bingen-Quitandinha sempre é tema para uma possível melhoria no trânsito do município. No entanto, anos se passam e a ligação não se torna realidade, sendo sempre apenas uma promessa.,
Historicamente, a ligação é algo esperado no município, já que os primeiros relatos de uma necessidade de ligação entre os bairros são de 1941. O passar das décadas deixou a situação ainda mais urgente, porém os projetos não saíram do papel. O último projeto, iniciado em 2021, previa uma adaptação utilizando o bairro Amazonas como rota, em trecho que teve sua municipalização aprovada.
As obras chegaram a ser iniciadas e a fase de testes do trajeto deveria começar em janeiro de 2022, com as pavimentações no Amazonas e no Parque São Vicente concluídas. No entanto, um ofício da ANTT dizendo que seria necessária uma autorização da Concer e da Polícia Rodoviária Federal para a liberação do trecho impediu os testes. Após isso, Petrópolis passou pela tragédia de fevereiro e o Governo do Estado afirmou que as obras seriam entregues rapidamente, o que não ocorreu.
Em abril deste ano, foi anunciado o investimento de R$ 3,2 milhões para que as obras necessárias fossem realizadas no trecho, com a execução de todos os serviços técnicos. Passados mais de quatro meses, o local ainda não teve intervenções.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Governo do Estado afirmou que ainda aguarda a liberação da ANTT para dar prosseguimento ao projeto de ligação.
Como a ligação é muito aguardada e possui projetos complexos, diversos órgãos estão envolvidos nas tratativas e ações.
A Concer precisou encomendar um estudo de viabilidade técnica, solicitado pelo Ministério Público. A empresa afirmou que o estudo já foi realizado e disponibilizado ao MP e que está à disposição para uma solução adequada e viável.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que está colaborando para buscar uma solução segura e viável para a ligação. O órgão lembrou que a solução definitiva para o problema viário está inserida no projeto de concessão da BR-040, que prevê a construção da nova subida da serra.
Segundo a ANTT, atualmente, a equipe técnica está analisando as sugestões do TCU e, após essa etapa, encaminhará a documentação para o Ministério dos Transportes, que definirá os prazos para a publicação do edital. A previsão inicial é que isso ocorra ainda neste segundo semestre.