‘Amo Minha Idade’ será lançado no evento Beleza Pura – Mulher Madura
Para a mulher brasileira com mais de 50 anos, o que significa envelhecer? Quais são os sentimentos femininos que afloram diante da longevidade? Essas duas questões nortearam o convite feito por Bete Marin e Edna Perrotti para mais de 30 mulheres maduras de diversos Estados do Brasil.
A proposta – para que escrevessem sobre a maturidade – resultou na coletânea Amo Minha Idade, editada pela Oficina do Livro. Entre as convidadas, a antropóloga Mirian Goldenberg, a atriz Norma Blum e as escritoras Maria do Céu Formiga, Etel Frota e Vera Melo. A obra será lançada em 8 de março de 2020, às 15h10, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500). A sessão de autógrafos integra a programação oficial do evento Beleza Pura, que presta homenagem às mulheres prateadas com um festival composto por workshops, oficinas, reality shows, palestras e exposições.
Segundo Bete Marin, uma das organizadoras da obra e idealizadora do evento Beleza Pura, a ideia veio da própria editora do site Amo Minha Idade, Edna Perrotti, e o convite foi feito a mulheres dos mais diferentes perfis e profissões; residentes em vários Estados do país; escritoras renomadas ou não. A proposta era contemplar a diversidade em todos os aspectos.
“Com o apoio e mentoria do Bruno Assami, diretor-executivo da Unibes Cultural, a resposta foi muito positiva. Sinto o coração cheio ao ler histórias, sonhos e reflexões de mulheres que inventaram um novo envelhecer. A coletânea traz textos autênticos e vivos de mulheres que aprenderam a apreciar as mudanças do corpo, do rosto e das vontades; elas acumulam memórias, experiências e sabedorias. Ao longo do processo do livro, me fizeram gastar o estoque de risadas; encontrar novas formas de exercer a coragem e a ousadia”, afirma Bete, que também é cofundadora da consultoria Hype60+.
Com capa de Henrique de Lauro Montanari – premiado em festivais internacionais como Mixed Media e Global Art Awards – Amo Minha Idade aborda temáticas que permeiam o universo da longevidade como sexualidade, amor, beleza, trabalho, direitos, amizades e fragilidade, entre outros. A obra foi produzida com o apoio da Hype60+, Unibes Cultural e Contexto Assessoria em Língua Portuguesa.