
‘Amigo-chocolate’ movimenta o comércio na Páscoa e deve levar mais de 31 milhões de brasileiros às compras
A troca de chocolates durante a Páscoa, no tradicional “amigo-chocolate”, vem se consolidando a cada ano e em 2025, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 31% dos consumidores pretendem participar da brincadeira neste ano — o equivalente a 31,5 milhões de pessoas. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, é oportunidade de o comércio aproveitar à ida do consumidor às compras e oferecer novidades.
Entre os motivos apontados para aderir à troca de chocolates, os principais são o gosto por eventos sociais (17%) e a percepção de que é uma forma econômica de presentear (11%). Por outro lado, 63% dos entrevistados disseram que não irão participar, alegando que a prática não é comum entre seus círculos sociais (28%) ou simplesmente por não gostarem da brincadeira (22%). A pesquisa também revela com quem os consumidores mais costumam participar do “amigo-chocolate”: 73% o fazem com familiares, 43% com amigos e 34% com colegas de trabalho.
Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, aponta que a tradição, nos moldes do amigo-oculto de final de ano, é bem-vinda tanto para o consumidor quanto para o comércio local. “É uma iniciativa que aquece o setor e ao mesmo tempo permite que as pessoas mantenham o espírito da Páscoa com economia. Ao comprar um único presente, o consumidor participa do momento sem comprometer o orçamento”, destaca.
O levantamento indica ainda que os consumidores devem participar, em média, de quatro trocas diferentes, com um gasto aproximado de R$ 58 por presente. Apesar do caráter simbólico e divertido da ação, Claudio Mohammad faz um alerta: “O importante é não perder o controle. Participar de várias brincadeiras pode gerar um gasto acima do esperado. O ideal é planejar bem e aproveitar a data de forma consciente”.
Confira também sobre Petrópolis e região: