• Alunos ficam sem aula de hidroginástica no Cremerie

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/01/2017 19:15

    Os frequentadores do projeto Academia da Saúde, que funciona no Parque Cremerie, no bairro Independência, estão sem aulas de hidroginástica. O motivo é que a bomba de aquecimento da piscina parou de funcionar há cerca de 15 dias. Segundo testemunhas, o problema foi provocado por uma descarga elétrica. Mas até o momento nenhum reparo foi realizado no equipamento. Mais de 200 alunos estão matriculados nas aulas de hidroginástica entre crianças, jovens e até o público da terceira idade. O projeto funciona de terça a sexta-feira e também engloba aulas de pilates, artesanato, crochê, tricô, futebol e dança. O Parque, que é um dos pontos turísticos da cidade, atrai quase 3 mil pessoas por semana. 

    O aposentado Jonatas de Paula Pinto, de 77 anos, mora no Quitandinha e passou a frequentar o espaço para praticar exercícios. Na opinião dele, o local é excelente, mas precisa de atenção. Ontem, ele estava no parque aguardando um posicionamento da equipe que trabalha na academia. Isso porque por conta do problema na piscina ele foi transferido para a aula de pilates, o que não agradou. “Com água fria não dá para fazer a hidroginástica, mas o pilates eu também não quero. Acho muito pesado”, lamentou, acrescentando que se matriculou no projeto em dezembro do ano passado. 


    Tathiana Figueiredo contou que a mãe estava matriculada na aula de hidroginástica e a filha na de natação. Mas, segundo ela, as aulas não acontecem desde dezembro. “A situação é lamentável. Este é um bom projeto que deveria ser bem utilizado pela população e está aos poucos sendo abandonado”, afirmou. 

    Segundo informações coletadas no local, as aulas foram suspensas porque seria imprudente que os alunos, principalmente da terceira idade, fossem expostos a água gelada. Os profissionais que atuam na academia disseram que já entraram em contato com a prefeitura, pedindo o conserto da bomba.

    No ano passado cinco Academias da Saúde foram instaladas na cidade e custaram R$ 2,4 milhões ao Governo Federal e mais R$ 1,3 milhões de contrapartida do município. Elas estão localizadas na Rua Vassouras (Quitandinha), Castelo São Manoel (Corrêas), Vale do Carangola e nos parques Cremerie e Itaipava. O programa foi criado pela Portaria Ministerial nº 719 com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis.

    A prefeitura informou que a Academia da Saúde foi inaugurada, em março de 2016, e a piscina já estava com defeito. De acordo com o município, um dos quatro aquecedores já estava danificado e, em meados de dezembro, outro aquecedor queimou, algo que também não foi alvo de atenção do governo passado. Com apenas dois aquecedores sendo utilizados constantemente, o equipamento acabou sobrecarregado e também apresentou defeito. Com isso, as aulas de hidroginástica foram suspensas, mas a piscina está liberada para uso.

    De acordo com a prefeitura, a nova administração do Parque Cremerie já entrou em contato com a empresa responsável pela instalação da piscina para que ela faça os reparos dos aquecedores, que estão no prazo de garantia.  


    Últimas