• Alunos do curso de Física do Cefet Petrópolis têm artigo aprovado em congresso internacional

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  • 10/jul 15:22
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    Cinco alunos do curso de Licenciatura em Física, do Cefet/RJ Petrópolis, tiveram o artigo aceito no XI Congreso Internacional sobre Formación de Professores de Ciencias (CIFPC). O evento, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, será realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza.

    Intitulado “Avaliação em atividades que envolvem questões sociocientíficas: uma revisão da literatura”, o trabalho tem como autores os alunos Evelin Fonseca, Erick Kraes, João Carlos Coelho, Juliana Medeiros e Wesley Lima. A orientação é do professor João Paulo Fernandes.

    Juliana Medeiros declarou que o grupo está muito feliz e orgulhoso de poder contribuir para a discussão sobre a formação de professores de Ciências e que ter o artigo apresentado em um congresso internacional representa a concretização de muito trabalho, estudo e esforços ao longo dos anos.

    “A construção e aprovação desse trabalho é fruto dos aprendizados adquiridos ao longo de nosso processo de formação no Cefet. Desde o início da graduação, somos rodeados de ensinamentos e discussões que fomentam a importância da pesquisa em um processo de reflexão e aprimoramento da prática docente. Desse modo, compreendemos a importância da aprovação desse trabalho em nosso processo de formação como resultado da trajetória que tivemos até aqui”, destacou.

    Desde a aprovação, os estudantes estão mobilizados em busca de verba para viabilizar a viagem e a participação no congresso. O grupo criou um perfil nas redes sociais para realizar uma vaquinha on-line. Os interessados em contribuir devem acessar www.instagram.com/vaquinhacientifica/.

    O CIFPC é referência acadêmica nos países latino-americanos na área de investigação didática e educação em Ciências. Depois de 20 anos de realização ininterrupta, a edição de 2025 é a primeira que será realizada fora da Colômbia. A temática do evento neste ano é “Formação política de professores de Ciências diante dos desafios atuais”.

    Sobre o artigo

    O trabalho investigou os processos avaliativos de atividades que envolvem as Questões Sociocientíficas (QSC), que são problemas ou situações complexas ou controversas que podem ser utilizadas para abordar determinados temas no ensino de ciências. A pesquisa fez uma revisão na literatura brasileira, através do portal de periódicos da Capes, e encontrou poucos artigos que tratam de avaliação ao abordar QSCs.

    “Atividades que envolvem QSC, quando realizadas em sala de aula, geralmente tem processos avaliativos pouco definidos, com critérios subjetivos. Ao verificar a ausência de critérios mais claros para avaliar os estudantes, percebemos que esse tema deve ser mais estudado pela comunidade científica, com o intuito de sistematizar as atividades avaliativas quando abordagem das QSCs são utilizadas”, explicou Juliana Medeiros.

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