• Alunos de Petrópolis conquistam medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/ago 08:48
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    No último sábado (16), um grupo de alunos do Colégio Vicentino Santa Isabel e da INFOTEC Educacional conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica – Nível 2. A competição foi realizada em Niterói. Agora, os jovens representarão a cidade na Etapa Estadual, que acontecerá no dia 30 de agosto, em Maricá.

    Na ocasião, os alunos conquistaram o 1º lugar na modalidade de Resgate, que consiste em um robô construído e programado pelos estudantes para simular missões de salvamento em ambientes de desastre, onde precisa percorrer um percurso chamado “campo de provas”, que representa áreas de risco, como escombros ou locais de difícil acesso, e encontrar “vítimas” (geralmente representadas por objetos ou bolas).

    O desafio consiste em seguir rotas de forma autônoma, usando sensores; superar obstáculos como rampas, curvas fechadas, áreas escuras, pisos irregulares; e detectar e resgatar vítimas, transportando-as até uma área segura. A ideia é aproximar os alunos de situações reais em que a robótica pode salvar vidas, como em terremotos, enchentes ou desabamentos.

    Caso a equipe se classifique na Etapa Estadual, representará o Estado do Rio de Janeiro na Etapa Nacional, que acontecerá em outubro, em Vitória, no Espírito Santo.

    Olimpíada Brasileira de Robótica

    A Olimpíada Brasileira de Robótica é considerada uma das maiores competições de ciência e tecnologia do país, voltada para estudantes da educação básica e ensino médio, com o objetivo de incentivar jovens a se interessarem por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), unindo prática, trabalho em equipe e inovação.

    Confira outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas