Alunos de curso audiovisual de escola estadual promovem mostra online
Começou nesta quinta-feira (10) mais uma edição da Mostra EMI Áudio e Vìdeo, iniciativa dos alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com habilitação em Produção Audiovisual oferecido no Colégio Estadual Dom Pedro II. O evento, que ocorre todos os anos em julho, foi adiado para este mês por conta da pandemia causada pela Covid-19. Nesta quinta e sexta-feira, as produções realizadas pelos jovens produtores serão exibidas pela internet, com duas oficinas disponíveis ao público.
De acordo com a professora Elaine Mayworm, coordenadora da Mostra, o evento reflete o que foi o ano letivo para alunos e professores do curso: “O distanciamento social e as medidas sanitárias de segurança fizeram com que toda a produção fosse feita das nossas casas, com os recursos de que cada um dos nossos jovens dispunha, especialmente o celular. Por isso, ao invés de produções robustas, com equipes maiores, sets de filmagens e equipamento profissional como estávamos acostumados, os filmes desta edição em sua grande maioria são individuais, mais reflexivos e introspectivos. No entanto, isso não limitou a abrangência dos gêneros cinematográficos: temos de experimentais a documentais, passando por dramas, comédias e até propostas influenciadas pelas mídias e redes sociais”, detalhou.
A programação foi dividida em quatro blocos de filmes, intercalados pelos encontros com orientações do mercado audiovisual. Durante os dois dias, das 14h às 17h, o evento vai contar ainda com momentos ao vivo para troca de experiências sobre as produções. Será apresentado também um filme do CIEP Cecília Meirelles, realizado por alunos do curso técnico em Empreendedorismo.
“O grande destaque foi como cada menino e cada menina aplicou sua criatividade nas produções, explorando as técnicas e os recursos apreendidos e desenvolvidos durante as aulas à distância. Esse novo modo de ensino-aprendizagem, via telas, no qual fomos abruptamente mergulhados em 2020, com certeza nos fez aprender muito mais sobre tecnologias e o mundo digital e, de alguma maneira, isto também está refletido nos filmes deste ano”, pontua Elaine.
Leia também: Fachada do Palácio Quitandinha terá projeção audiovisual com tema natalino