• Alunos da UCP se reúnem e doam sangue no Hospital Santa Teresa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/08/2016 10:00

    O curso de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) promoveu uma campanha para doação no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa no último sábado (06). Cerca de 50 jovens compareceram ao hospital voluntariamente para doar. Os alunos têm planos de fazer uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Petrópolis) para uma campanha mais extensiva.

    Uma mobilização havia sido feita entre os estudantes durante a semana. "Nós procuramos conscientizar sobre a importância da doação de sangue, mobilizando os alunos a participar", disse Marco Antônio Koppke da Silva, de 29 anos, vice-presidente do Diretório Acadêmico da UCP (DARB), que idealizou o movimento. De acordo com Marco Antônio, a campanha contou com o apoio do presidente da OAB-Petrópolis, que divulgou a ação entre os advogados e estagiários da cidade.

    Entre os voluntários havia calouros, estudantes de períodos diversos, formados e até ex-alunos da universidade. "Eu já tinha vontade de doar há muito tempo. Quando surgiu a campanha foi uma opotunidade que eu aproveitei e vim", disse a estudante do 4° período, Gisele Souza da  Silva, de 19 anos. "Eu estava lendo que apenas 1,7% da população doa sangue. E é muita gente precisando, muita gente morrendo todos os dias. Acho que isso é cidadania".

    Apesar do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa fazer campanhas periódicas para estimular a população a doar, o captador Alexandre Paladino conta que a arrecadação é sempre abaixo do necessário. "Apesar de termos fechado o mês de julho dentro da média esperada, neste início do mês de agosto estamos com uma arrecadação de 35% abaixo do que precisamos", disse. 

    De acordo ainda com o captador, de vez em quando algumas faculdades procuram o banco com a intenção de promover os chamados "trotes solidários", no qual os calouros têm de doar sangue como parte do ingresso na universidade. "Mas essas são ações pontuais. Nossa intenção é conseguir firmar parcerias com as reitorias de todas as faculdades de Petrópolis para estabelecer campanhas como essa como parte do ingresso dos alunos nas instiutições", disse.

    Últimas