Alunos da UCP preparam 3° edição do Campeonato de Pontes de Macarrão
Alunos dos cursos de engenharia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) estão preparando a terceira edição do Campeonato de Construção de Pontes de Macarrão. O evento acontecerá em maio e o edital com as especificações dos projetos será lançado no dia 17. Estima-se que o torneio reúna 100 participantes e as inscrições devem começar no dia 24.
"É um momento de aplicarmos na prática os conhecimentos passados em sala de aula", ressaltou o vice-presidente do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Mateus Mesquista, de 21 anos, aluno do sétimo período de engenharia da computação da UCP.
A competição é promovida pelo Ramo Estudantil e a UCP, contando também com patrocinadores. "Para este ano conseguimos com um patrocinador 23 quilos de macarrão para que os alunos elaborem os projetos e também a mesma quantidade que vamos doar para instituições", contou o organizador do evento, João Victor Danelon, de 23 anos, aluno do curso de engenharia mecânica.
As pontes são construídas com macarrão espaguete nº sete e resina epóxi para as junções. Vence o campeonato a estrutura que aguentar mais peso. Pontos também podem ser perdidos caso as pontes não sigam os critérios especificados no edital. A vencedora do ano passado conseguiu aguentar 17 quilos.
A ideia de realizar o campeonato surgiu dos alunos dos cursos de engenharia com base em outros torneios existentes no Brasil e no mundo. "A edição do ano passado foi um sucesso, mais de 300 pessoas, entre participantes e expectadores. Para esta edição a expectativa é que atraia ainda mais pessoas", disse João Victor.
O evento dura dois dias. O primeiro que deve acontecer no sábado dia 13 de maio, com duração de aproximadamente cinco horas, é dedicado a montagem das estruturas. O segundo dia, previsto para a segunda-feira 15 de maio, é a visitação e o teste de carga. O horário ainda não foi definido pelos organizadores e deve constar no edital do torneio. O campeonato acontece no hall de entrada do campus da UCP no Relógio das Flores, à Rua Barão de Amazonas.