• Alunos da COMAC, em Petrópolis, comemoram o Dia Internacional do Jovem Trabalhador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Comac é referência estadual no Programa Jovem Aprendiz

    26/04/2023 18:50
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Para comemorar o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, os alunos do Programa Jovem Aprendiz dos cursos de Varejo, Auxiliar Administrativo, Produção, Transportes e Auxiliar de Limpeza da COMAC, em Petrópolis, estão participando, durante esta semana, de rodas de conversas sobre a Política Pública Nacional de geração de trabalho e renda, qualificação profissional, educação e assistência social para adolescentes e jovens.

    A preocupação do dia a dia, que é ressaltada na data, é a de inserir adequadamente adolescentes e jovens no mercado de trabalho. “O Programa Jovem Aprendiz é a única forma que inserção de adolescentes e jovens de mundo de trabalho de forma legal. Somos fiscalizados pelos Auditores Fiscais do Trabalho, o que garante o cumprimento integral de toda a legislação vigente.”, pontuou Fernanda Ferreira, presidente da COMAC.

    De acordo com Fernanda, além de versatilidade, as empresas esperam dos jovens aprendizes sensibilidade para identificar soluções sem que alguém os guie para tal conclusão e, a partir daí, desenvolvam a tão falada proatividade. A presidente da COMAC ainda ressaltou que estas características, tão almejadas pelas empresas, são um dos principais norteadores no cotidiano das aulas ministradas no Programa Jovem Aprendiz, oferecido pela instituição.

    Foto: Divulgação

    O Programa Jovem Aprendiz é uma lei que tem como objetivo inserir e capacitar jovens entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho. A lei estabelece que empresas de pequeno e grande porte devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade.

    Para formar o adolescente e o jovem, a entidade formadora concilia as atividades teóricas, realizadas na COMAC, com as atividades práticas desenvolvidas na empresa. Ao final, o jovem aprendiz adquire um certificado de qualificação profissional ou um diploma de técnico, tendo como diferencial no currículo a experiência na empresa.

    “O tão falado mercado de trabalho precisa romper preconceitos sobre a contratação de adolescentes e jovens, pois esta é a faixa etária mais afetada pelo desemprego. Contratar um jovem é fazer um investimento para o futuro do próprio negócio, uma vez que eles chegam aos locais de trabalho ávidos e se engajando com a equipe, bem como são capazes de oxigenar as ideias e os processos das organizações.”, frisou Fernanda.

    Mais informações sobre a Comac e formas de colaborar com a Instituição podem ser obtidas através dos seguintes canais: WhatsApp: (24) 98826-6315 ou pelo telefone: (24) 4104-1062.

    Últimas