
Aluno da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), Eros Alves da Silva é aprovado no curso de Música da UniRio
Eros é aluno há seis anos do projeto, que está com inscrições abertas para o núcleo de Petrópolis, que fica no Mosela
O estudante Eros Alves da Silva, de 17 anos, foi aprovado no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Morador do bairro Independência, o jovem é aluno da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) desde os 11 anos. O projeto atua em todo o país com ensino de musicalização e de instrumentos para jovens em situação de vulnerabilidade e possui um núcleo em Petrópolis.
Ao longo desse período, com o apoio financeiro do projeto, economizou parte da bolsa para, no início deste ano, realizar um grande passo em sua trajetória musical: a compra do seu próprio violino.

Foto: Divulgação
“No início, eu não gostava das aulas; achava chato e muito complicado. Mas, com o tempo, comecei a me identificar. Infelizmente, o primeiro projeto do qual fazia parte chegou ao fim. Foi então que conheci a ASMB, graças à indicação de dois profissionais fundamentais na minha trajetória, Naiara Dias e Raphael Macedo. Eles acreditaram no meu potencial e me mostraram novas possibilidades que eu nem imaginava”, comenta Eros.
Atualmente, Eros se dedica ao violino, instrumento no qual se destaca. No futuro, ele sonha em aprimorar seus conhecimentos musicais e teóricos, além de integrar uma grande orquestra sinfônica, no Brasil ou no exterior.
Vagas abertas para Petrópolis
A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) está com inscrições abertas para crianças e jovens, entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social e residentes na cidade de Petrópolis, devidamente matriculados em escolas, que queiram conhecer a música de concerto e se aventurar no ensino de musicalização e de instrumentos musicais.

Foto: Divulgação
Para fazer a inscrição, os interessados devem procurar os coordenadores das unidades, com um responsável legal e em posse de documentos de identificação, de segunda a sexta, das 14h às 17h. Na cidade de Petrópolis, o núcleo de aprendizado musical fica na Mosela (Rua Mosela, 1464, Mosela).
Além das oficinas de música clássica, a ASMB ainda oferece reforço escolar, cesta básica, oficinas de estudos transversais (como letramento racial), entre outras atividades sócio-educativas. O público alvo do projeto são crianças, adolescentes e jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
“Nosso objetivo é oferecer uma oportunidade a essas crianças e jovens de conhecerem a arte, a música e a música de concerto. A música clássica também pode se transformar numa ferramenta fundamental no desenvolvimento humano, pois estimula a criatividade e a sensibilidade, além de aprimorar habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Quando educamos por meio da música, estamos semeando valores como empatia, disciplina e a capacidade de se expressar, ao mesmo tempo em que contribuímos para a formação de indivíduos mais conectados com o mundo e consigo mesmos”, diz Fiorella Solares, criadora e diretora do projeto.
Sobre a ASMB
Fundada há 30 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural por meio do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em seu histórico, mais de 14 mil alunos já passaram pela instituição, colhendo resultados positivos, principalmente no que se refere à prevenção e ao combate às drogas e à violência intrafamiliar. Atualmente, o projeto atende no total 4.406 alunos em 13 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização. Dos 13 núcleos, 6 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro: Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel, Cidade de Deus, Manguinhos, Morro dos Macacos, e agora São Gonçalo na comunidade Jardim Catarina, englobando um total de 20 comunidades atendidas. Além disso, há 1 núcleo em Petrópolis, 4 núcleos em João Pessoa (Paraíba), 1 núcleo em Ji-Paraná (Rondônia) e 1 núcleo, chamado Maestro David Machado, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Leia mais notícias de Petrópolis e região: