• Alunas de balé da Casa da Educação apresentam espetáculo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/10/2018 17:40

    “Nas profundezas do oceano vivem criaturas tão fantásticas e belas que fogem à nossa imaginação. Em suas profundezas há um reino chamado Aquária, com vastas florestas de algas, pérolas reluzentes e belas barreiras de corais que protegem o reino juntamente com a Guarda, formada pelos Peixes espadas”. Nesse cenário de pura magia, alunas do curso de balé da Casa da Educação Visconde de Mauá mostrarão para os familiares todos os passos que aprenderam no último ano. As apresentações, nos dias 30 e 31 de outubro, no Theatro Dom Pedro, prometem emocionar o público.

    Atualmente, 175 crianças participam das aulas de ballet na Casa da Educação. A atividade é gratuita e ofertada no contraturno escolar. O Balé é um destaque na programação de cursos da Casa. Todos os anos um espetáculo é preparado. “A emoção de estar no palco é inesquecível e queremos que elas tenham essa experiência de mostrar para a plateia todo o talento que transborda no salão da Casa da Educação. O balé é uma das oficinas mais procuradas na Casa e é uma alegria poder conferir a alegria dos pais durante as apresentações”, explica a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

    Roupas especiais foram confeccionadas para o espetáculo: estrelas do mar, cavalos marinhos, caranguejos e águas vivas darão vida a um cenário colorido e brilhante: na história, a Sereia Pérola, guardiã de Aquária, acaba sequestrada por Mali, a vilã dos mares. As filhas de Pérola, Jade, Rubi, Safira, Âmbar e Cristal, buscam ajuda para salvar a mãe e restabelecer o equilíbrio e a paz nos mares e no reino de Aquária.

    “As mães estão ajudando a confeccionar o cenário, inclusive na construção da cortina feita com garrafas pet. Uma mãe também está ajudando nos adereços de cabelo. Tudo está sendo feito com muito carinho”, disse a professora Sarah Lopes, responsável pelas aulas e coordenação do espetáculo junto com a também professora de balé da Casa, Lorena Borges.

    A empolgação já tomou conta das pequenas bailarinas. Janete Aparecida Macedo, mãe da Maria Laura, de 8 anos, conta que a filha não mostra a coreografia de jeito nenhum: quer surpreender a família.

    “Ela insiste na surpresa. Está super empolgada, não fala em outra coisa. A paixão pelo palco começou com as aulas de balé. A professora é maravilhosa e minha filha é apaixonada pela dança. Estamos muito orgulhosos dela e contando o dia para essa apresentação. Posso afirmar que o balé mudou a vida dela. Ela perdeu a timidez e ficou mais dedicada as outras tarefas”, contou Janete.

    Mãe de Sara, de 9 anos, Liliane Paulino dos Santos também fala sobre os benefícios da dança na vida da filha. “Ela era muito ansiosa e aprendeu a controlar isso. Ficou mais cuidadosa, vaidosa e observadora. Gosta tanto do balé que já sonha em ser bailarina. Ela ama a Casa, as aulas e está se dedicando muito ao espetáculo. Um orgulho para todos nós”.

    As duas apresentações de Aquária serão fechadas, destinadas aos pais e familiares das alunas do curso de balé. Os pais ou responsáveis que desejam conhecer um pouco mais sobre o curso que é oferecido na Casa da Educação poderão tirar as dúvidas em novembro, no período de matriculas da Casa da Educação.

    “A Casa da Educação Visconde de Mauá já é considerada um local de referência no oferecimento de cursos e oficinas no contraturno escolar. Além do balé, a Casa promove aulas de violão, violino, inglês, informática, teatro, canto, flauta, capoeira e judô. Todas as atividades são gratuitas. Cerca de 800 crianças estão sendo atendidas na Casa nesse ano”, contou a secretária de Educação, Samea Ázara.

    Últimas